A socialização profissional de professores de História: interação e novas tecnologias no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/531Palavras-chave:
Professores de História. Educação Básica. Socialização ProfissionalResumo
O estudo aborda a socialização profissional de professores no contexto da profissão docente na história recente do Brasil. Trata-se de um estudo comparativo entre os processos de socialização profissional de professores de História de dois períodos: a década de 1970 e os anos 2000. Foram entrevistados professores de História que vivenciaram a formação e o início da vida profissional nos anos de 1970 e de 2000. O estudo propõe conhecer o que professores de História de duas épocas distintas têm a dizer sobre seus processos de socialização profissional, analisando como cada geração se relacionou com as condições sociais de seu tempo, buscandose, desse modo, identificar aspectos relevantes e influentes na socialização profissional dos atores pesquisados e analisar como compreendem as novas tecnologias.
Palavras-chave: Professores de História. educação Básica. Socialização Profissional.
The professional socialization of story: interaction and new technologies in teaching work
Abstract
This study addresses the professional socialization of teachers in the context of their teaching work in the recent history of Brazil. It is a comparative study between the processes of professional socialization of History teachers from two different periods: the decades of 1970 and 2000. History teachers who experienced the training and early professional life in the years of 1970 and 2000 were interviewed. The study proposes to know what they say about their processes of professional socialization by analyzing how each generation was related to the social conditions of their time and identifying issues relevant and influential in the professional socialization of the actors researches and analyze how they understand the new technologies.
Keywords: History teachers. Basic Education. Professional Socialization.
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