Vulnerabilidade social e educação: uma reflexão na perspectiva da importância da intersetorialidade

Autores

  • Ana Cristina Winter Universidade FEEVALE
  • Lisiane Machado de Oliveira Menegotto Universidade FEEVALE/Professora.
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade FEEVALE/Professora.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5526

Palavras-chave:

Vulnerabilidade. Educação. Crianças e adolescentes. Intersetorialidade.

Resumo

O artigo busca evidenciar a vulnerabilidade de crianças e adolescentes no Brasil, num movimento de reflexão a partir da desigualdade social, na perspectiva do acesso à educação partindo de estudos bibliográficos, análise de Leis e dados sobre a realidade brasileira. Apresenta questões que versam sobre o conceito de vulnerabilidade no viés da assistência social e da importância das políticas públicas para as populações menos favorecidas, além de observar o quanto situações vulnerabilizadoras passam a ser um obstáculo para a conclusão do ensino básico de crianças e adolescentes, acentuando a exclusão social.  Nessa perspectiva, o trabalho intersetorial, em que a proposição do diálogo e da comunicação sejam fatores fundamentais entre educação, assistência social e saúde, possibilita que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que demandam por políticas públicas, permaneçam na escola e concluam a educação básica, degrau, mesmo que mínimo, na escala da cidadania.

Biografia do Autor

Ana Cristina Winter, Universidade FEEVALE

Mestrado em Diversidade e inclusão pela Universidade Feevale; Professora alfabetizadora na Prefeitura Municipal de Sapiranga.

Lisiane Machado de Oliveira Menegotto, Universidade FEEVALE/Professora.

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora na Universidade Feevale.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade FEEVALE/Professora.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora na Universidade Feevale.

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Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos