O papel das mulheres na construção do conhecimento em etnobotânica na região norte: uma revisão integrativa

Autores

  • Reinato Andrade Tembo Xavier Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/Discente.
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM)/Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.7456

Palavras-chave:

Biodiversidade. Etnobiológico. Conservação biológica de plantas medicinais.

Resumo

Os habitantes das comunidades têm o conhecimento de utilização de plantas medicinais e a mulher sempre teve um papel predominante com relação ao homem. O trabalho buscou destacar o papel das mulheres na construção do conhecimento Etnobotânico em plantas medicinais na região norte do Brasil. Para o efeito, foi realizado um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados em artigos científicos de circulação nacional e internacionais desenvolvidos nos últimos 15 anos. Verificou-se o envolvimento da mulher na construção do conhecimento em Etnobotânica, como um componente importante no sistema médico local, pois apresenta um saber aprendido entre os mais velhos. Neste caso, destaca-se o conhecimento que é influenciado pelas mudanças condicionadas e pela evolução científica e econômica durante o período em destaque. A mulher em todos os períodos da pesquisa esteve presente e exerceu um papel especial no que concerne ao conhecimento de plantas medicinais, pois ela sempre esteve ligada à saúde e ao bem-estar social da família. A sua contribuição para o desenvolvimento Etnobotânico esteve implantada na produção científica no Brasil e no desenvolvimento de trabalhos neste espaço de conhecimento. Existem muitas plantas que ainda não são conhecidas por suas aplicações na ciência de saúde. Foi demonstrado que não existia uma medida baseada em mulheres para o conhecimento em diferentes escaladas. O levantamento fez saber que as mulheres possuem muito conhecimento etnobotânico, demonstrado no uso de plantas medicinais para a cura e alívio de doenças no seio familiar e na comunidade em geral.

Biografia do Autor

Reinato Andrade Tembo Xavier, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/Discente.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM)/Docente.

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia; Docente no curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM).

Downloads

Publicado

2020-12-09

Edição

Seção

Artigos