Narrativas da prática pedagógica alfabetizadora de professoras no cotidiano escolar rural: implicações reflexivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.7991

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Alfabetização e Letramento. Narrativas (Auto)Biográficas.

Resumo

Com o objetivo de compreender como são mobilizados os saberes e fazeres da prática pedagógica alfabetizadora de professoras de uma escola rural dos anos iniciais do Ensino Fundamental, este artigo de abordagem qualitativa no âmbito de uma pesquisa narrativa (auto)biográfica foi realizada no ano de 2019 com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Caxias-MA, primando pelos dispositivos metodológicos das: rodas de conversas, observações, diário de pesquisa e narrativas orais. Nesse sentido, interessa-nos questionar como problema de pesquisa: como são mobilizados os saberes da prática alfabetizadora no cotidiano das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam em uma escola da zona rural? Os resultados mostram que o modo como as professoras alfabetizadoras mobilizam os saberes da prática pedagógica, levam em consideração a apropriação de outros dispositivos teóricos-metodológicos para além daqueles que se apresentam na escola e na sala de aula, como por meio de: jornais, mídias, TV, ludicidade, jogos. Além de encontros formativos e atualização em cursos que realizam preocupadas com a aprendizagem das crianças mediadas pelo ensino que desenvolvem. Aspectos esses que possibilitam a tessitura de aprendizagens para si e para as crianças no contexto da escolarização.

Biografia do Autor

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE). Ministra as seguintes disciplinas na graduação: Didática geral. E na pós-graduação em educação: Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação.

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI).

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGed/ da Universidade Federal do Piauí- UFPI, na Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalidade Docente- NUPPED (UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas- NUPEFORDEPE (UFPI).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos