Narrativas da prática pedagógica alfabetizadora de professoras no cotidiano escolar rural: implicações reflexivas
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v13i30.7991Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas. Alfabetização e Letramento. Narrativas (Auto)Biográficas.Resumo
Com o objetivo de compreender como são mobilizados os saberes e fazeres da prática pedagógica alfabetizadora de professoras de uma escola rural dos anos iniciais do Ensino Fundamental, este artigo de abordagem qualitativa no âmbito de uma pesquisa narrativa (auto)biográfica foi realizada no ano de 2019 com cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural da cidade de Caxias-MA, primando pelos dispositivos metodológicos das: rodas de conversas, observações, diário de pesquisa e narrativas orais. Nesse sentido, interessa-nos questionar como problema de pesquisa: como são mobilizados os saberes da prática alfabetizadora no cotidiano das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que atuam em uma escola da zona rural? Os resultados mostram que o modo como as professoras alfabetizadoras mobilizam os saberes da prática pedagógica, levam em consideração a apropriação de outros dispositivos teóricos-metodológicos para além daqueles que se apresentam na escola e na sala de aula, como por meio de: jornais, mídias, TV, ludicidade, jogos. Além de encontros formativos e atualização em cursos que realizam preocupadas com a aprendizagem das crianças mediadas pelo ensino que desenvolvem. Aspectos esses que possibilitam a tessitura de aprendizagens para si e para as crianças no contexto da escolarização.
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