Educação e território: o acesso ao Ensino Superior em Teófilo Otoni/MG e seus efeitos culturais no território

Autores

  • Keytiane Iolanda Moura Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni (UniDoctum)/Coordenadora.
  • Alexandre Pimenta Batista Pereira Universidade Vale do Rio Doce/Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8137

Palavras-chave:

Ensino Superior. Cultura. Território.

Resumo

 A cultura é construída diariamente pelos atores de um determinado território. Ela não é estática. Mesmo se mantendo algumas tradições antigas, a cultura se reconstrói dentro das relações sociais cotidianas e reconfigura o território em que se encontra. O objetivo deste artigo é fazer uma descrição de três indicadores culturais que tem relação com o aumento do acesso ao ensino superior no município de Teófilo Otoni/MG. Esta é uma pesquisa descritiva, de cunho quantitativo e baseada em dados secundários. Para compreensão da problemática, utilizaram-se comparações entre dados recolhidos no recorte temporal nos anos de 2007 a 2017, a fim de apresentar a modificação dos dados durante os anos analisados. A partir desta investigação, percebeu-se que houve alterações positivas nos indicadores aferidos, influenciados pela presença de Instituições de Ensino Superior (IES) no município. As mudanças trazidas pela presença das IES causaram influência direta na localidade pesquisada, auxiliando no fomento para o desenvolvimento do município.    

Biografia do Autor

Keytiane Iolanda Moura, Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni (UniDoctum)/Coordenadora.

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE); Coordenadora e Professora no Centro Universitário Doctum de Teófilo Otoni (UniDoctum), Brasil; Pesquisadora sobre a Educação Superior na Região Geográfica Intermediária de Teófilo Otoni.

Alexandre Pimenta Batista Pereira, Universidade Vale do Rio Doce/Docente.

Doutor   em   Direito   pela   Universidade   Federal   de   Minas   Gerais (UFMG); Professor do curso de Direito e de Mestrado em Gestão Integrada do Território na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Brasil; Ex-Bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Edição

Seção

Artigos