Discutindo a deficiência com alunos do ensino fundamental e médio

Autores

  • Valerie Sarpedonti Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0003-3814-2859
  • Maria Clara de Oliveira Lopes Universidade Federal do Pará, Belém/PA.
  • Sônia Leticia Cordovil de Sousa Universidade Federal do Pará, Belém/PA.
  • Ivoneide Maria da Silva Universidade Federal do Pará, Belém/PA.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8443

Palavras-chave:

Deficiência. Inclusão escolar. Legislação

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência em sala de ensino regular é um assunto controversa que remete à três grandes temas: a perspectiva de melhora para a criança atípica, a construção de uma sociedade inclusiva e consciente da diversidade, e a qualidade do ensino. Enquanto maioria dos estudos investigaram o ponto de vista dos profissionais da saúde e do ensino, o presente trabalho teve como foco principal alunos neurotípicos do ensino fundamental e médio. Através de aplicação de questionários e palestras interativas foi possível avaliar o entendimento da deficiência da parte desses alunos e as barreiras que travam o processo de inclusão escolar. Os resultados indicaram que 1) a complexidade do tema atrelada à constante revisão dos quadros de deficiência e a dificuldade de entendimento do vocabulário jurídico para o público leigo, 2) os preconceitos oriundos de séculos de práticas exclusivas, 3) a falta de divulgação das tecnologias assistivas e 4) a falta de convivência com indivíduos neurodiversos, são tantos fatores que dificultam a aceitação e o acolhimento das pessoas com deficiência. Campanhas de sensibilização e educativas são imprescindíveis para que todos possam entender as manifestações dos diferentes quadros de deficiência e saibam como incluir o outro.

Biografia do Autor

Valerie Sarpedonti, Universidade Federal do Pará

Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Inlcusiva e Ambiental (GEIA), Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém/PA.

Maria Clara de Oliveira Lopes, Universidade Federal do Pará, Belém/PA.

Graduanda do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém/PA

Sônia Leticia Cordovil de Sousa, Universidade Federal do Pará, Belém/PA.

Graduanda do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém/PA

Ivoneide Maria da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém/PA.

Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em Biologia (LAPENBIO), Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém/PA.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos