Resiliência na cultura pop japonesa: possibilidades metodológicas como ferramenta de mediação de conflito no âmbito educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i31.8852

Palavras-chave:

Educação. Mediação cultural. Resiliência. Naruto. Adolescência.

Resumo

A presente pesquisa busca alternativas metodológicas para a mediação de conflitos no âmbito escolar utilizando-se do anime japonês Naruto, obra do autor Masashi Kishimoto, onde é apresentado pontos importantes na evolução do personagem que é útil para uma possibilidade intervenção de conflitos no que cabe assuntos como superação e determinação em momentos críticos e delicados, tornando o personagem um exemplo de resiliência e virtudes. O trabalho será embasado com estudos bibliográficos e metodológicos que visam somar nas possibilidades do uso deste objeto de pesquisa para criar uma intervenção de combate ao bullying e somar nas políticas públicas e educacionais, evitando que crianças e adolescentes que apresentem riscos psicossociais não desenvolvam um desfecho negativo na sua vida adulta. Será apresentado ao leitor fundamentações teóricas relevantes para o estudo desta pesquisa, seguido da justificativa, objetivos e metodologia a serem atingidas com excelência deixando também em aberto futuros estudos pertinentes à pesquisa.

Biografia do Autor

Masaaki Alves Funakura, Universidade La Salle

Graduado em História pela Universidade La Salle. Graduando em Pedagogia pela Universidade LaSalle e cursando Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário UniRitter.

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade Feevale

Doutor em Educação pela Universidade La Salle; Pós-doutorando no PPG Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos