Direito à acessibilidade do consumidor-passageiro com deficiência nos serviços de transportes aéreo: uma análise da decisão do Recurso Especial nº 1.611.915/RS
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v10i1.8415Keywords:
Acessibilidade, Direito ao Transporte, Direito do Consumidor, Transporte Aéreo.Abstract
O presente artigo busca elaborar uma análise da decisão proferida no Recurso Especial nº 1.611.915/RS, que reconheceu o direito ao recebimento de danos morais em favor de passageiro com deficiência, decorrente da falta de condições de acessibilidade adequadas para embarque e desembarque na aeronave. Tem-se como objetivo aferir se a decisão citada está adequada à legislação pátria no que tange à proteção da pessoa com deficiência, ao direito fundamental à defesa do consumidor e ao direito social ao transporte. Analisa-se, para tanto, o histórico e a fundamentação da positivação de normas que protegem a pessoa com deficiência no Direito nacional e internacional, bem como de que forma a decisão protege tais direitos. Assim, entende-se que a decisão está de acordo com princípios e objetivos constitucionais, tais como a dignidade da pessoa humana, a isonomia e a solidariedade. Utiliza-se do método hipotético-dedutivo, do procedimento de pesquisa bibliográfica e de uma abordagem qualitativa.Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts for publication in the “REDES” Magazine agree to the following terms:
The authors claim to be aware that they retain copyright by giving “REDES” the right to publish.
The authors declare to be aware that the work submitted will be licensed under the Creative Commons Non-Commercial Attribution License which allows article sharing with acknowledgment of authorship and publication in this journal.
The authors declare to be aware that by virtue of the articles published in this journal have free public access.
The authors declare, under the penalty of the law, that the text is unpublished and original and that they are aware that plagiarism has been identified, plagiarized authors will be informed - willingly, to take legal action in the civil and criminal sphere - and, plagiarists will have their access to the magazine blocked.
The authors state that - in case of co-authoring - all contributed significantly to the research.
Authors are obliged to provide retractions and (or) corrections of errors in case of detection.
The authors are obliged not to publish the text submitted to “REDES” in another electronic journal (or not).
The Electronic Journal Law and Society - REDES - is licensed under a Creative Commons License. Attribution-NonCommercial 4.0 International.Based on work available at "http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice".
Permissions in addition to those granted under this license may be available at http://creativecommons.org/.