Pode o Direito ser Interdisciplinar? Dimensões da Produção Científica sobre Gênero na Pós-graduação em Direito no Brasil (2007-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/redes.v8i3.5397

Palavras-chave:

Direito, Interdisciplinaridade, Gênero, Brasil, CAPES,

Resumo

O presente estudo relaciona como a categoria ‘gênero’ vem sendo tematizada na pesquisa jurídica. Para tanto, são analisadas quais as áreas e subáreas da produção de conhecimento em direito que se interseccionam com os estudos de gênero, tendo a pós-graduação stricto sensu em Direito brasileira enquanto contexto de reflexão. De abordagem mista, o universo de investigação eleito compreende a análise de 519 produções científicas sobre ‘direito e gênero’, presentes no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e defendidas entre os anos de 2007 e 2016. Os resultados obtidos apontam para um grande número de pesquisas jurídicas sobre gênero que estão voltadas à abordagem desta categoria em uma perspectiva marcada pelo dogmatismo. Além disso, que as produções relacionadas não articulam as investigações sobre essa categoria com base em aportes inter ou transdisciplinares, perfazendo a reflexão sobre questões de gênero com base em um caráter tecnicista.

Biografia do Autor

Antônio Lopes de Almeida Neto, Universidade de Pernambuco

Graduando em Direito - Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Integrante do SOPHIA - Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Retórica e Decidibilidade Jurídica (UPE/CNPq). Pesquisador dos projetos “Pesquisa e Produção do Conhecimento sobre Gênero e Direito no Brasil” e “A Construção Discursiva do Biodireito”. Possui interesse nas seguintes áreas: Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito, Gênero e Estudos Empíricos no Direito.

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direitos Humanos - Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Professor Adjunto I do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa UPE Multicampi Garanhuns. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Democracia, Gênero e Direito (PUC-Rio/CNPq), de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE/CNPq), Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq) e do Diversiones - Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade (UFPE-CNPq). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos da UFPE. Possui interesse e orienta estudos nas áreas de: Gênero, Memória, Testemunho, Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e em perspectiva interdisciplinar e empírica.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Direito em movimento em perspectiva