Pode o Direito ser Interdisciplinar? Dimensões da Produção Científica sobre Gênero na Pós-graduação em Direito no Brasil (2007-2016)
DOI:
https://doi.org/10.18316/redes.v8i3.5397Parole chiave:
Direito, Interdisciplinaridade, Gênero, Brasil, CAPES,Abstract
O presente estudo relaciona como a categoria ‘gênero’ vem sendo tematizada na pesquisa jurídica. Para tanto, são analisadas quais as áreas e subáreas da produção de conhecimento em direito que se interseccionam com os estudos de gênero, tendo a pós-graduação stricto sensu em Direito brasileira enquanto contexto de reflexão. De abordagem mista, o universo de investigação eleito compreende a análise de 519 produções científicas sobre ‘direito e gênero’, presentes no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e defendidas entre os anos de 2007 e 2016. Os resultados obtidos apontam para um grande número de pesquisas jurídicas sobre gênero que estão voltadas à abordagem desta categoria em uma perspectiva marcada pelo dogmatismo. Além disso, que as produções relacionadas não articulam as investigações sobre essa categoria com base em aportes inter ou transdisciplinares, perfazendo a reflexão sobre questões de gênero com base em um caráter tecnicista.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados na Revista REDES concordam com os seguintes termos:
Os autores declaram ter ciência de que mantém os direitos autorais concedendo à REDES o direito à publicação.
Os autores declaram ter ciência de que o trabalho submetido será licenciado sob a Licença Creative Commons atribuição não-comercial que permite o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.
Os autores declaram ter ciência que em virtude de os artigos publicados nesta revista tem acesso público e gratuito.
Os autores declaram, sob as penas da lei, que o texto é inédito e original e que têm ciência de que identificada a existência de plágio, os autores plagiados serão informados – para querendo, tomarem as medidas legais nas esferas cível e criminal – e, os autores do plágio terão seu acesso à revista bloqueado.
Os autores declaram que – em caso de coautoria – todos contribuíram significativamente para a pesquisa.
Os autores obrigam-se a fornecer retratações e (ou) correções de erros em caso de eventual detecção.
Os autores obrigam-se a não publicar o texto submetido a REDES em outra Revista eletrônica (ou não).
A Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES - está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/redes/about/submissions#copyrightNotice.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/.