Proposição de um instrumento quali-quantitativo para avaliação da competência intercultural
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.10208Palavras-chave:
Competência intercultural, desenvolvimento, competências, instrumento, avaliaçãoResumo
Considerando os processos de migrações, expatriações, mobilidade global de pessoas, intercâmbios acadêmicos e profissionais, mão de obra qualificada entre países, dentre outros, o desenvolvimento da competência intercultural é um dos desafios contemporâneos que se configuram em novas formas de vivência e de identificação de si e dos outros no campo do trabalho. O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposição de um instrumento quali-quantitativo para avaliação da competência intercultural, que pode ser empregada como um instrumento diagnóstico (por exemplo, aplicado antes do início de atividades de formação dessa competência – para avaliar o seu estágio inicial) e também para acompanhamento e avaliação do nível de desenvolvimento da competência intercultural de forma contínua, ou após uma atividade de capacitação. O instrumento foi desenvolvido, inicialmente, com base em uma revisão de literatura sobre a temática de competência intercultural, a partir dos seus atributos; sendo aplicado no contexto de uma pesquisa no formato de um intercâmbio intercultural virtual no mundo virtual Second Life® entre alunos brasileiros e portugueses.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.