Proposição de um instrumento quali-quantitativo para avaliação da competência intercultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.10208

Palabras clave:

Competência intercultural, desenvolvimento, competências, instrumento, avaliação

Resumen

Considerando os processos de migrações, expatriações, mobilidade global de pessoas, intercâmbios acadêmicos e profissionais, mão de obra qualificada entre países, dentre outros, o desenvolvimento da competência intercultural é um dos desafios contemporâneos que se configuram em novas formas de vivência e de identificação de si e dos outros no campo do trabalho. O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposição de um instrumento quali-quantitativo para avaliação da competência intercultural, que pode ser empregada como um instrumento diagnóstico (por exemplo, aplicado antes do início de atividades de formação dessa competência – para avaliar o seu estágio inicial) e também para acompanhamento e avaliação do nível de desenvolvimento da competência intercultural de forma contínua, ou após uma atividade de capacitação. O instrumento foi desenvolvido, inicialmente, com base em uma revisão de literatura sobre a temática de competência intercultural, a partir dos seus atributos; sendo aplicado no contexto de uma pesquisa no formato de um intercâmbio intercultural virtual no mundo virtual Second Life® entre alunos brasileiros e portugueses.

Biografía del autor/a

Lisiane Machado, Unisinos

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Administração e Graduada em Administração – Comércio Exterior também pela UNISINOS. Atualmente, pesquisando sobre ecossistemas de inovação, ecossistema de inovação urbano, orquestração, competência de inovação, competência de orquestração, metodologias e ambientes virtuais de aprendizagem. E-mail: lisimachado@yahoo.com.br Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9738929224644670

Wagner dos Santos Chagas, SMCDH/Esteio-RS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos/UNISINOS (2017), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS (2010), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2005) e Graduado em História pela Universidade Luterana do Brasil /ULBRA (2003). Realizou Pós-doutorado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle/UNILASALLE (2020). É Professor de História da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Atualmente é Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da SMCDH de Esteio/RS.  E-mail: tutorwagnergp@gmail.com  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1657104011655026

Publicado

2022-12-03

Número

Sección

Artigos