Proposição de um instrumento quali-quantitativo para avaliação da competência intercultural
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.10208Palabras clave:
Competência intercultural, desenvolvimento, competências, instrumento, avaliaçãoResumen
Considerando os processos de migrações, expatriações, mobilidade global de pessoas, intercâmbios acadêmicos e profissionais, mão de obra qualificada entre países, dentre outros, o desenvolvimento da competência intercultural é um dos desafios contemporâneos que se configuram em novas formas de vivência e de identificação de si e dos outros no campo do trabalho. O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposição de um instrumento quali-quantitativo para avaliação da competência intercultural, que pode ser empregada como um instrumento diagnóstico (por exemplo, aplicado antes do início de atividades de formação dessa competência – para avaliar o seu estágio inicial) e também para acompanhamento e avaliação do nível de desenvolvimento da competência intercultural de forma contínua, ou após uma atividade de capacitação. O instrumento foi desenvolvido, inicialmente, com base em uma revisão de literatura sobre a temática de competência intercultural, a partir dos seus atributos; sendo aplicado no contexto de uma pesquisa no formato de um intercâmbio intercultural virtual no mundo virtual Second Life® entre alunos brasileiros e portugueses.Descargas
Publicado
2022-12-03
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.