PIBID e docência: práticas e cenários

Autores

  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alba Regina Battisti de Souza UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.42

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática Pedagógica, PIBID.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente considerando produções teóricas e políticas de formação, mais especificamente o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata de um estudo bibliográfico conjugado com a aplicação de um questionário respondido por dez bolsistas. Os dados foram discutidos com base nos princípios da análise de conteúdo. Conclui-se que, em vários aspectos, há consonância entre as produções sobre a formação docente e os relatos dos bolsistas como: maior articulação teoria e prática; reconhecimento do contexto escolar; construção de saberes para a prática docente, com mais autonomia e protagonismo.

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc

Alba Regina Battisti de Souza, UDESC

Professora Associada do Departamento de Pedagogia da Udesc

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Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos