Educação Superior à Distância: a qualidade passa pela avaliação

Nelson Pereira Castanheira

Resumo


Na última década, houve um aumento na oferta de vagas no ensino superior no Brasil,  com a implantação de cursos superiores na modalidade de educação a distância (EaD). Cabe frisar o desenvolvimento de tecnologias educacionais como ferramenta didática e operacional neste processo. Assim, este artigo versa sobre as transformações que ocorreram e as perspectivas futuras sobre a EaD. Os dados a serem apresentados vislumbram o crescimento desta modalidade de ensino, que vêm permitindo às Instituições de Ensino Superior disponibilizar diversos cursos nos mais distantes recônditos do Brasil, possibilitando a uma grande gama de trabalhadores sem formação o ingresso em um curso superior, bem como, a jovens que almejam uma profissão, buscar, nos cursos superiores, espaço no mercado de trabalho. Para motivar o aluno no ensino a distância, diminuindo o êxodo, há fatores determinantes da qualidade que devem figurar permanentemente dos planos de inovação das instituições de ensino superior, com especial atenção aos referenciais de qualidade para a educação a distância e ao uso de novas tecnologias para diminuir o espaço entre o aluno e a escola.

Palavras-chave: Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas.


Palavras-chave


Educação a distancia; Qualidade na educação; Ferramentas tecnológicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/285

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ISSN: 2238-9024

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