As percepções de acadêmicos ingressantes na licenciatura em Educação Física sobre si mesmos e a profissão docente
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de acadêmicos ingressantes de um curso de licenciatura em Educação Física (EF) de uma universidade pública da região sul do Brasil sobre si mesmos e a profissão professor. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário, tendo a interpretação das respostas por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte acadêmicos ingressantes do referido curso. Concluímos que para a maioria dos acadêmicos ingressantes estudados a trajetória escolar na educação básica influenciou consideravelmente a escolha pelo curso de licenciatura em EF como profissão, predominando uma escolha inconsciente, pois, no mínimo não se informaram bem sobre ela, trazendo uma concepção da EF representada pelo esporte e que por isso possuem uma atratividade pela docência oscilante entre o sim e o não.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3409
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2238-9024
UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000
Indexadores
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |