As percepções de acadêmicos ingressantes na licenciatura em Educação Física sobre si mesmos e a profissão docente

Autores/as

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de cruz Alta
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3409

Palabras clave:

Educação Física, Formação de Professores, Formação Inicial, Profissão Professor.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de acadêmicos ingressantes de um curso de licenciatura em Educação Física (EF) de uma universidade pública da região sul do Brasil sobre si mesmos e a profissão professor. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário, tendo a interpretação das respostas por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte acadêmicos ingressantes do referido curso. Concluímos que para a maioria dos acadêmicos ingressantes estudados a trajetória escolar na educação básica influenciou consideravelmente a escolha pelo curso de licenciatura em EF como profissão, predominando uma escolha inconsciente, pois, no mínimo não se informaram bem sobre ela, trazendo uma concepção da EF representada pelo esporte e que por isso possuem uma atratividade pela docência oscilante entre o sim e o não.

Biografía del autor/a

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação; Doutor em Ciência do Movimento Humano; Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas (UFSC). Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Publicado

2017-09-29

Número

Sección

Artigos