As percepções de acadêmicos ingressantes na licenciatura em Educação Física sobre si mesmos e a profissão docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3409Palabras clave:
Educação Física, Formação de Professores, Formação Inicial, Profissão Professor.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de acadêmicos ingressantes de um curso de licenciatura em Educação Física (EF) de uma universidade pública da região sul do Brasil sobre si mesmos e a profissão professor. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa na forma de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário, tendo a interpretação das respostas por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte acadêmicos ingressantes do referido curso. Concluímos que para a maioria dos acadêmicos ingressantes estudados a trajetória escolar na educação básica influenciou consideravelmente a escolha pelo curso de licenciatura em EF como profissão, predominando uma escolha inconsciente, pois, no mínimo não se informaram bem sobre ela, trazendo uma concepção da EF representada pelo esporte e que por isso possuem uma atratividade pela docência oscilante entre o sim e o não.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.