Qualidade e competências: a validação permanente do trabalhador

Autores

  • Joselaine Andréia de Godoy Stênico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP RIO CLARO
  • Joyce Mary Adam UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP RIO CLARO

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3600

Palavras-chave:

Qualificação, Competências, Friedmann e Naville.

Resumo

Este artigo apresenta algumas proposições sobre a qualificação para o trabalho, demonstrando o desenvolvimento da construção teórica a partir de Friedmann (1973 e 1983) e Naville (1956, 1973 e 1973a), além disso, identifica a “qualificação” no contexto do século XXI. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, norteado pela avaliação crítica sistematizada da literatura. Entre os resultados obtidos, vale destacar que a ideia de qualificação parece não ser mais suficiente, é imprescindível ao profissional deter competências que o permita solucionar com eficácia as situações no âmbito empresarial.

Biografia do Autor

Joselaine Andréia de Godoy Stênico, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP RIO CLARO

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Educação pela UNESP (2014). Graduou-se em Pedagogia pela UNESP (2011). Pertence à linha de pesquisa Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo.

Joyce Mary Adam, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP RIO CLARO

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Professora Livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e livre-docencia pela Unesp. Academic visitor na Universidade de Cambridge-Uk/Faculty of Education. Professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens -França. Realizou estágios de pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e na Universidad Complutense de Madrid. Lider do Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Violência e membro do CAREF- Centre Amiénois de Recherche en Education et Formation/ Université Picardie Jules Verne/ França.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos