Importância do estudo da História e cultura indígenas na formação de professores de História: contribuições para a licenciatura

Autores

  • Ricardo José Lima Bezerra Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i36.3985

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Indígenas, Licenciatura em História

Resumo

Neste texto apresentamos a importância da Educação das Relações Étnico-Raciais, enfatizando o estudo da História e da Cultura Indígenas, para a formação de professores em Licenciatura em História. A partir de determinações legais e culturais, procuramos caracterizar que o estudo desta temática contribui para a formação docente na luta contra os preconceitos étnicos ainda presentes na História escolar. Como resultado dessa discussão, propomos, ao final, contribuições a serem implementadas ou ampliadas nos cursos de História como estratégias para melhorar a formação docente em temáticas étnico-raciais.

Biografia do Autor

Ricardo José Lima Bezerra, Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns

Doutor em Educação: Currículo pela PUC SP. Mestre em História pela UFPE. Professor Adjunto da Universiddade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Professor Titular da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Artigos