O papel da psicologia escolar na perspectiva da análise institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i43.5103

Palavras-chave:

Psicologia, processos educacionais, análise institucional

Resumo

Este estudo busca compreender as contribuições da Análise Institucional para a Psicologia nas instituições escolares. Procedeu-se um estudo sobre alguns conceitos do movimento institucionalista, bem como uma crítica à atuação inspirada no modelo clínico de compreensão individualizante dos problemas escolares que marcou a história da Psicologia. Percebeu-se que a Análise Institucional traz importantes ferramentas para que a Psicologia possa se autoanalisar e apontar para uma outra perspectiva de atuação na instituição escolar, muito mais contextual, institucional e social. 

 

Biografia do Autor

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana (UFN/Santa Maria-RS)

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Liguagens da Universidade Franciscana (UFN/Santa Maria-RS)

Luiza Bäumer Mendes, Universidade Franciscana (UFN/Santa Maria-RS)

Psicolóloga. Discente do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN/Santa Maria-RS).

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos