Entre o festejo e a introspecção: os Direitos Humanos à luz dos 30 anos da Constituição Federal de 1988
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.5153Palavras-chave:
Plataforma emancipatória, 30 anos da Constituição Federal, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos HumanosResumo
A importância de se pensar os 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil em cotejo com os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos se reveste de camadas que transcendem a mera data redonda, de um teor quase que automaticamente comemorativo. No artigo que segue, situa-se o foco de análise particularmente no contexto dos Direitos Humanos, tão em voga em um cenário onde questões atinentes à segurança pública e uma possível relativização do preceito constitucional da dignidade da pessoa humana ganham espaço e poder no processo decisório político-eleitoral. À luz do esforço de valorização e compreensão desses direitos ao longo dos trabalhos constituintes, objetiva-se investigar quais as dimensões por eles assumidas três décadas mais tarde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.