Entre o festejo e a introspecção: os Direitos Humanos à luz dos 30 anos da Constituição Federal de 1988
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i39.5153Palabras clave:
Plataforma emancipatória, 30 anos da Constituição Federal, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos HumanosResumen
A importância de se pensar os 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil em cotejo com os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos se reveste de camadas que transcendem a mera data redonda, de um teor quase que automaticamente comemorativo. No artigo que segue, situa-se o foco de análise particularmente no contexto dos Direitos Humanos, tão em voga em um cenário onde questões atinentes à segurança pública e uma possível relativização do preceito constitucional da dignidade da pessoa humana ganham espaço e poder no processo decisório político-eleitoral. À luz do esforço de valorização e compreensão desses direitos ao longo dos trabalhos constituintes, objetiva-se investigar quais as dimensões por eles assumidas três décadas mais tarde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.