A Família e a Escola em tempos de pandemia: orientações para auxiliar os estudos dos filhos em casa

Keila dos Santos Araújo, Jefferson Rodrigues Silva

Resumo


A Covid-19 fez com que as famílias procurassem meios para auxiliar os filhos em seus estudos online, a fim de que sua aprendizagem não fosse interrompida. O presente artigo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem a partir dos lares. Sintomas como depressão e estresse causados pela falta de convívio social puderam ser identificados. Durante a análise dos resultados, três categorias foram concebidas: apreensão no que concerne à saúde (física e/ou mental) dos estudantes, preocupação em relação à aprendizagem do filho/a e como motivar os filhos no período de ensino remoto. A partir dos dados gerados, foi possível obter elementos para a elaboração de um roteiro de orientação com o intuito de auxiliar outras famílias. Os resultados obtidos sugerem caminhos possíveis para orientar e motivar os filhos e como isso se tornou importante durante o ensino online, além do apoio e acolhimento das instituições de ensino às quais os alunos fazem parte.

Palavras-chave


Família; educação; Covid-19; motivação; ensino remoto; agentes da educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.8935

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex