A Família e a Escola em tempos de pandemia: orientações para auxiliar os estudos dos filhos em casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.8935

Palavras-chave:

Família, educação, Covid-19, motivação, ensino remoto, agentes da educação

Resumo

A Covid-19 fez com que as famílias procurassem meios para auxiliar os filhos em seus estudos online, a fim de que sua aprendizagem não fosse interrompida. O presente artigo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem a partir dos lares. Sintomas como depressão e estresse causados pela falta de convívio social puderam ser identificados. Durante a análise dos resultados, três categorias foram concebidas: apreensão no que concerne à saúde (física e/ou mental) dos estudantes, preocupação em relação à aprendizagem do filho/a e como motivar os filhos no período de ensino remoto. A partir dos dados gerados, foi possível obter elementos para a elaboração de um roteiro de orientação com o intuito de auxiliar outras famílias. Os resultados obtidos sugerem caminhos possíveis para orientar e motivar os filhos e como isso se tornou importante durante o ensino online, além do apoio e acolhimento das instituições de ensino às quais os alunos fazem parte.

Biografia do Autor

Keila dos Santos Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Especialização Stricto Sensu em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB (2020), especialização Lato Sensu em Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG (2021) e especialização Lato Sensu em Códigos e Linguagens com Ênfase no Ensino Médio pela Universidade de Brasília - UnB (2009), graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2006) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2000). Atua como professora de Inglês na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 2000, sendo professora do Centro Interescolar de Línguas de Ceilândia desde 2009.

Jefferson Rodrigues Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos, Brasil. Doutorando em Educação pela Universidade de Girona (UdG), Espanha. Membro do Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA) da UdG.

Downloads

Publicado

2022-12-03

Edição

Seção

Artigos