A Família e a Escola em tempos de pandemia: orientações para auxiliar os estudos dos filhos em casa
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.8935Palavras-chave:
Família, educação, Covid-19, motivação, ensino remoto, agentes da educaçãoResumo
A Covid-19 fez com que as famílias procurassem meios para auxiliar os filhos em seus estudos online, a fim de que sua aprendizagem não fosse interrompida. O presente artigo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem a partir dos lares. Sintomas como depressão e estresse causados pela falta de convívio social puderam ser identificados. Durante a análise dos resultados, três categorias foram concebidas: apreensão no que concerne à saúde (física e/ou mental) dos estudantes, preocupação em relação à aprendizagem do filho/a e como motivar os filhos no período de ensino remoto. A partir dos dados gerados, foi possível obter elementos para a elaboração de um roteiro de orientação com o intuito de auxiliar outras famílias. Os resultados obtidos sugerem caminhos possíveis para orientar e motivar os filhos e como isso se tornou importante durante o ensino online, além do apoio e acolhimento das instituições de ensino às quais os alunos fazem parte.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.