A Família e a Escola em tempos de pandemia: orientações para auxiliar os estudos dos filhos em casa
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.8935Palabras clave:
Família, educação, Covid-19, motivação, ensino remoto, agentes da educaçãoResumen
A Covid-19 fez com que as famílias procurassem meios para auxiliar os filhos em seus estudos online, a fim de que sua aprendizagem não fosse interrompida. O presente artigo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem a partir dos lares. Sintomas como depressão e estresse causados pela falta de convívio social puderam ser identificados. Durante a análise dos resultados, três categorias foram concebidas: apreensão no que concerne à saúde (física e/ou mental) dos estudantes, preocupação em relação à aprendizagem do filho/a e como motivar os filhos no período de ensino remoto. A partir dos dados gerados, foi possível obter elementos para a elaboração de um roteiro de orientação com o intuito de auxiliar outras famílias. Os resultados obtidos sugerem caminhos possíveis para orientar e motivar os filhos e como isso se tornou importante durante o ensino online, além do apoio e acolhimento das instituições de ensino às quais os alunos fazem parte.Descargas
Publicado
2022-12-03
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.