Meta-avaliação do SINAES: a visão dos avaliadores ad hoc
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9046Palavras-chave:
Avaliação educacional, SINAES, educação superior, avaliadores ad hoc, meta-avaliaçãoResumo
O estudo objetiva realizar uma meta-avaliação do SINAES enquanto política pública de avaliação do ensino superior sob a ótica dos avaliadores ad hoc do INEP/MEC. A metodologia se desenha como estudo exploratório, com abordagem quantitativa, tendo uma amostra estratificada por região de 369 avaliadores. Os dados foram coletados por meio desurvey e tratados em Excel® por meio de estatística descritiva. Os resultados mostram a predominância de avaliadores doutores (66%) com menos de 10 anos (51%) de participação no BASis. A análise demonstra a necessidade de diferenciar instrumentos de avaliação entre atos, modalidade e tipos de IES, aperfeiçoamento o sistema para dar maior celeridade aos processos, além de revisão da metodologia do ENADE e os indicadores de qualidade dele derivados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Diálogo (ISSN 2238-9024) de http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo.