Meta-avaliação do SINAES: a visão dos avaliadores ad hoc

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9046

Palabras clave:

Avaliação educacional, SINAES, educação superior, avaliadores ad hoc, meta-avaliação

Resumen

O estudo objetiva realizar uma meta-avaliação do SINAES enquanto política pública de avaliação do ensino superior sob a ótica dos avaliadores ad hoc do INEP/MEC. A metodologia se desenha como estudo exploratório, com abordagem quantitativa, tendo uma amostra estratificada por região de 369 avaliadores. Os dados foram coletados por meio desurvey e tratados em Excel® por meio de estatística descritiva. Os resultados mostram a predominância de avaliadores doutores (66%) com menos de 10 anos (51%) de participação no BASis. A análise demonstra a necessidade de diferenciar instrumentos de avaliação entre atos, modalidade e tipos de IES, aperfeiçoamento o sistema para dar maior celeridade aos processos, além de revisão da metodologia do ENADE e os indicadores de qualidade dele derivados.

Biografía del autor/a

Barbara Regina Lopes Costa, FATEC/SP

Doutora em Administração

Richard Medeiros de Araújo, Professor do PPGP/UFRN

Doutor em Administração pela UFRN

Zaina Said El Hajj

Doutora em Ciências Contábeis pela USP

Leide Albergoni do Nascimento, Professora e Procuradora Institucional da Universidade Positivo

Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas  pela Unicamp  

Publicado

2022-11-28

Número

Sección

Artigos