Quando dois projetos colidem: a reforma do ensino médio versus a educação profissional integrada ao ensino médio nos institutos federais

Isabela Assunção de Oliveira Andrade, Gisele Andrade

Resumo


Esta pesquisa intenciona abordar, através de discussões preliminares, a Reforma do Ensino Médio e a maneira como ela contrasta com os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs). Faz-se uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, no concernente à literatura sobre educação profissional e à Reforma do Ensino Médio, e documental, no que se refere à dispositivos legais relacionados à educação e documentos norteadores dos IFs. Compreende-se que os Institutos se encontram em uma posição complexa e vulnerável que ameaça os principais princípios nos quais seu projeto se assenta.

Palavras-chave


Reforma do Ensino Médio; Institutos Federais (IFs); Ensino Médio Integrado (EMI); Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio (EPTIEM)

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-9024

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000

 

Indexadores

DiadorimLatindex