Quando dois projetos colidem: a reforma do ensino médio versus a educação profissional integrada ao ensino médio nos institutos federais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i50.9121

Palabras clave:

Reforma do Ensino Médio, Institutos Federais (IFs), Ensino Médio Integrado (EMI), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio (EPTIEM)

Resumen

Esta pesquisa intenciona abordar, através de discussões preliminares, a Reforma do Ensino Médio e a maneira como ela contrasta com os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs). Faz-se uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, no concernente à literatura sobre educação profissional e à Reforma do Ensino Médio, e documental, no que se refere à dispositivos legais relacionados à educação e documentos norteadores dos IFs. Compreende-se que os Institutos se encontram em uma posição complexa e vulnerável que ameaça os principais princípios nos quais seu projeto se assenta.

Biografía del autor/a

Isabela Assunção de Oliveira Andrade, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda em Ciência Política (Unicamp), Mestra em Ciência Política (UFPel) e Bacharela em Relações Internacionais (UFPel).

Gisele Andrade, Instituto Federal de São Paulo - campus Cubatão

Bacharela em Gestão Pública (UNINTER), Especialista em Administração e Supervisão Escolar (Faveni) e ex Diretora Adjunta de Apoio ao Ensino (2014-2021) do Instituto Federal campus Cubatão.

Publicado

2022-11-28

Número

Sección

Artigos