Metodologias da educação popular: Paulo Freire e os desafios da interdisciplinaridade na educação não escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/dilogo.vi51.10560Keywords:
Educação Popular Interdisciplinar, Educadores sociais, Pesquisas Participativas, Educação Não Escolar Institucionalizada.Abstract
O artigo apresenta reflexões baseadas na docência de cursos para educadores sociais na perspectiva da Educação popular, organizados pela Associação de Educadores Populares de Porto Alegre. Para fundamentação utilizamos estudo acerca dos seguintes temas: Educação Popular Interdisciplinar, Pesquisas Participativas, Educação Não Escolar Institucionalizada e educadores sociais. Os resultados apontam para a necessidade de maior visibilidade das práticas educativa de educadores sociais na universidade, em especial tratando-se de metodologias da Educação Popular. Ademais, merece considerações o trabalho com Cartas Pedagógicas – um dos instrumentos metodológicos utilizado pelos educadores, os qual compõe parte da didática da Educação Popular freiriana.
References
BRANDÃO, C.R. A cultura do povo e a educação popular. In: A questão política da educação popular. 2a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
BRANDÃO, C. R.. A Educação como cultura. São Paulo: brasiliense, 1985.
FERREIRA, A.V. Fora do currículo há educação? O projeto de extensão fora da sala de aula: Suas formações e suas práticas educativas não escolares em São Gonçalo. Interagir: pensando a extensão, [S.l.], n. 24, p. 69-78, out. 2018. ISSN 2236-4447.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade – e outros escritos. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1976.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 4. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GADOTTI, M. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, 2012. P.10-32.
GONÇALVES, P. S.; ZANINI, D. R.; SILVA, V. S. Entre rimas, repiniques e ruas: Contribuições da pesquisa com juventudes nos espaços não escolares para as políticas públicas. In: IX Encuentro Internacional de Investigadores en Políticas Educativas, 2021, Paraná. IX Encuentro Internacional de Investigadores en Políticas Educativas / compilación de ponencias. -. Paraná: : Universidad Nacional de Entre Ríos. Facultad de Ciencias de la Educación,, 2021. v.01. p.1 - 433
PALUDO, C. Metodologia do trabalho popular. In.: STRECK, Danilo; REDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
PAULO, F. dos S. A formação do(as) educadores(as) populares a partir da Práxis: Um estudo de caso da AEPPA. 2013. 273 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
PAULO, F. dos S. Pioneiros e pioneiras da Educação Popular freiriana e a universidade. Tese (Doutorado) — Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2018. 268 f.
PAULO, F. dos S. Da Educação Popular à Educação Popular Freiriana – sentidos do popular. In.: MELLO, M.; PACIEVITCH, C.; VIANNA, M. (Orgs.) Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente! Porto Alegre, RS: Editora Fi, ATEMPA, 2021. p.68-84
PAULO, F. dos S.; SPEROTTO, N. Trajetória do curso de formação de Educadores Sociais em Porto Alegre: Educação Popular e Pedagogia Freiriana. Revista Gestão Universitária (ISNN 1984-3097), 2018. (p. 1-14).
PAULO, F. dos S.; NACHTIGALL, N. R. G.; GÕES, T. P. Educação Popular e educação social a partir de Paulo Freire: conceitos em disputas ou complementares? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 43-62, 2019a.
PAULO, F. dos S., SILVA E. L. da. Educação Popular e educadores sociais nas universidades: a luta dos Movimentos Sociais. Revista Contexto & Educação, 36(115), 147–160, 2021.
PAULO, F. dos S. Educação Popular no cenário gaúcho: contribuições para a formação de educadores sociais. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, p. 307-324, jan./abr. 2019b.
PAULO, F. dos S. Concepções de educação: espaços, práticas, metodologias e trabalhadores da educação não escolar. Curitiba: interSaberes, 2020.
PAULO, F. dos S.; TREVISAN, E. Educador Social e educador popular: pautas da formação acadêmica-profissional. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 35, 2022.
PAULO, F. dos S. Cartas pedagógicas como instrumento metodológico de pesquisas participativas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023019, 2022a.
PAULO, F. dos S. Educação Popular e educadores Sociais: fazendo aulas com Cartas Pedagógicas. Revista Eletrônica Mutações, [S. l.], v. 14, n. 23, p. 54–72, 2022b.
PAULO, F. dos S. Educação de jovens e adultos e a educação popular: contribuições para formação docente. – Chapecó: Livrologia, 2022c.
PAVIANI, J. Interdisciplinaridades: Conceito e distinções. Porto Alegre: Pyr
Edições, 2005.
SEVERO, L. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, set./dez. 2015.
TORRES, A. C. Paulo Freire y el surgimiento del movimiento de
educación popular latinoamericana. In.: MELLO, Marco; PACIEVITCH, Caroline; VIANNA, Marcus (Orgs.) Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente! [recurso eletrônico] / Marco Mello; Caroline Pacievitch; Marcus Vianna (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, ATEMPA, 2021. p. 26-67.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.