Metodologias da educação popular: Paulo Freire e os desafios da interdisciplinaridade na educação não escolar

Autores/as

  • Fernanda dos Santos Paulo Associação de Educadores Populares de Porto Alegre Fórum de EJA do RS Fórum Popular de Educação do RS
  • Paulina Do Santos Gonçalves UFRGS/PPGED AEPPA

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.vi51.10560

Palabras clave:

Educação Popular Interdisciplinar, Educadores sociais, Pesquisas Participativas, Educação Não Escolar Institucionalizada.

Resumen

O artigo apresenta reflexões baseadas na docência de cursos para educadores sociais na perspectiva da Educação popular, organizados pela Associação de Educadores Populares de Porto Alegre. Para fundamentação utilizamos estudo acerca dos seguintes temas: Educação Popular Interdisciplinar, Pesquisas Participativas, Educação Não Escolar Institucionalizada e educadores sociais. Os resultados apontam para a necessidade de maior visibilidade das práticas educativa de educadores sociais na universidade, em especial tratando-se de metodologias da Educação Popular. Ademais, merece considerações o trabalho com Cartas Pedagógicas – um dos instrumentos metodológicos utilizado pelos educadores, os qual compõe parte da didática da Educação Popular freiriana.  

Biografía del autor/a

Fernanda dos Santos Paulo, Associação de Educadores Populares de Porto Alegre Fórum de EJA do RS Fórum Popular de Educação do RS

Doutora e Mestre em Educação

Especialista em Educação Popular

Pedagoga e filósofa

Paulina Do Santos Gonçalves, UFRGS/PPGED AEPPA

Doutoranda em Educação

Assistente Social

Mestra em Educação

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Publicado

2023-06-06

Número

Sección

Dossiê