LA REPRESENTACIÓN DEL PATRIMONIO EN LA LITERATURA AFROBRASILEÑA:

UN ANÁLISIS COMPARATIVO DE LOS CUENTOS OLHOS D’ÁGUA, DAS ÁGUAS Y ARLINDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.v1i56.12089

Palabras clave:

Literatura afro-brasileira; Patrimônio; Memória

Resumen

Desde el análisis de cuentos de la Literatura Afrobrasileña, se buscó, con este estudio, investigar qué patrimonios culturales están diseminados en los cuentos brasileños Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo; Das águas (2017), de Cristiane Sobral; y Arlinda (2017), de Fátima Trinchão. La discusión teórica está inspirada en estudios sobre Memoria Social y Literatura Afrobrasileña, teniendo como enfoque, patrimonios culturales mencionados en los cuentos. Los resultados presentan una escritura literaria teniendo como soporte la memoria cultural. Como resultado de las discusiones, se observa que, al decorrer de las narrativas, en las memorias de los personajes, están almacenados, elementos que corresponden a la diáspora africana. Tales elementos están ligados, por lo tanto, a un patrimonio cultural. Se evidencia también que los cuentos asumen un compromiso de garantizar la continuidad de la historia.

Biografía del autor/a

Denise Bock de Andrade, Unilasalle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La Salle. Graduação em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). E-mail: denise.202112022@unilasalle.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4725-1571

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstrução ou ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998), Especialista em Docência universitária contemporânea (2020) e MBA em gestão de instituições de ensino superior (2017) pela UCS-RS e pós-graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Coordenadora do curso de Letras da Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professor adjunto III do curso de Letras; professor e pesquisador do PPG Memória Social e Bens Culturais da Unilasalle, coordenador institucional do PIBID - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência CAPES.

Citas

ALVES, MIRIAM. A Literatura Negra Feminina No Brasil - Pensando a existência. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 1, n. 3 – nov. 2010 – fev. 2011, p. 181-189. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/ view/280/261> . Acesso em: 25/03/2024.

AMARO, Vagner (org.). Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira - contos e crônicas. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

BRASIL, Constituição Federal, 1988.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 de jan. 2003.

CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre

Azul. 2011.

CERQUEIRA, Janice Souza. Da literatura afro-brasileira à afrofeminina de Conceição Evaristo. Mestrado em Estudos Literários. Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Feira de Santana. 2017.

CHAGAS, W. S.; ROSA, L. R. L. Rastros memoriais da diáspora afro-atlântica no conto “das águas” de Cristiane Sobral. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOCIOLOGY OF LAW, 6., 2021, Canoas, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Canoas, Rio Grande do Sul: Editora Unilasalle, 2021. p. 219-236. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2993. Acesso em: 13 Jun. 2023.

CUTI (2010). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. o dicionário da língua portuguesa. Paraná: Positivo, 2010.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. GRUNBERG, Evelina. Monteiro, Adriane Queiroz. Guia

básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999.

MACHADO, Adilbênia Freire. Pedagogias da ancestralidade: perspectiva para o ensino de filosofias africanas no Brasil. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 17, n. 1, p. 63-72, dez.. 2023. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1699/1465>. Acesso em: 20/03/2024.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, 1993.

PALMEIRA, Francineide. S. Escritoras Negras e Representações de Insurgências. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010b. Disponível em: <http://www.fg2010.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1278265153_ARQUIVO_FrancineidePalmeiraFG9.pdf> Acesso em: 19 jun. 2023.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos, v. 2, n. 3. Rio de Janeiro, 1989.

SOBRAL, Cristiane. Das águas. In. AMARO, Vagner (Org). Olhos de Azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira. RJ: Malê, 2017.

TRINCHÃO, Fátima. Arlinda. In. AMARO, Vagner (Org). Olhos de Azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira. RJ: Malê, 2017.

WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe. movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 1, n. 1, mar-jun, p. 08-17, 2010 ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/site/article/view/303>. Acesso em: 08/03/2024.

Publicado

2025-03-07

Número

Sección

Artigos