A representação do patrimônio na literatura afro-brasileira:

uma análise comparativa dos contos olhos d'água e Arlinda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/dilogo.v1i56.12089

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira; Patrimônio; Memória

Resumo

A partir da análise de contos da Literatura Afro-brasileira, buscou-se, com este estudo, investigar que patrimônios culturais estão disseminados em Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo; Das águas (2017), de Cristiane Sobral; e Arlinda (2017), de Fátima Trinchão. A discussão teórica é inspirada em estudos sobre Memória Social e Literatura Afro-brasileira, tendo como enfoque, patrimônios culturais mencionados nos contos. Os resultados apresentam um fazer literário tendo como suporte a memória cultural. Como resultado das discussões, observa-se que, no decorrer das narrativas, nas memórias das personagens, estão armazenados, elementos que correspondem à diáspora africana. Tais elementos estão ligados, portanto, a um patrimônio cultural. Evidencia-se também que os contos assumem um compromisso de garantir a continuidade da história. 

Biografia do Autor

Denise Bock de Andrade, Unilasalle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La Salle. Graduação em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). E-mail: denise.202112022@unilasalle.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4725-1571

Lúcia Regina Lucas da Rosa, Universidade La Salle

Doutora (2012) e Mestre (1996) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, área de Literatura Brasileira, Especialização em Reconstrução ou ensino de língua e literatura pelo Centro Universitário La Salle (1998), Especialista em Docência universitária contemporânea (2020) e MBA em gestão de instituições de ensino superior (2017) pela UCS-RS e pós-graduação (1988) em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS. Coordenadora do curso de Letras da Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas-RS, professor adjunto III do curso de Letras; professor e pesquisador do PPG Memória Social e Bens Culturais da Unilasalle, coordenador institucional do PIBID - Programa de Bolsas de Iniciação à Docência CAPES.

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Publicado

2025-03-07

Edição

Seção

Artigos