Problematizando o tema da obesidade na escola: uma proposta pedagógica a partir dos Estudos Culturais
DOI:
https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.43Palabras clave:
Obesidade, Proposta Pedagógica, Ensino Fundamental, Estudos Culturais.Resumen
A obesidade é um tema complexo que gera discussões nos planos biomédico, psicológico, sociocultural e educacional. É tida como um problema de saúde pública em escalas mundial e nacional. O tema tem se destacado nas discussões midiáticas, redes sociais e espaços educativos como a escola. A temática obesidade tem sido discutida por professores e professoras do ensino fundamental? Existe uma preocupação teórico-metodológica em problematizar o tema junto aos alunos e às alunas? Como a temática tem sido abordada na escola? Professores e professoras têm se preocupado em problematizar a obesidade a partir de uma perspectiva crítica? Esta proposta pedagógica procurou situar o tema obesidade no cenário educacional do ensino fundamental propondo sua discussão crítica, interdisciplinar, problematizadora e contextual. Propõe-se ainda apresentar propostas didáticas para que professores e professoras possam discuti-lo nas escolas. Trata-se de uma proposta pedagógica teórica que foi construída a partir dos pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos Culturais, da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Pretende-se com esta proposta pedagógica sensibilizar e estimular professores e professoras do ensino fundamental a discutirem em suas salas de aula temática de relevante abordagem nos cenários mundial, nacional e regional por se entender que a obesidade é um tema sociocultural complexo e multifacetado.Descargas
Publicado
2016-12-06
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.