Empreendedorismo e sustentabilidade: um novo “velho” paradigma do desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i38.4254Palabras clave:
Desenvolvimento econômico, meio ambiente, responsabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, educação empreendedora, capital socialResumen
Para atingir o objetivo desse trabalho que é a convergência dos três pilares principais: Empreendedorismo, Sustentabilidade e Capital Social em Educação, este artigo apresenta uma revisão teórica sobre a sustentabilidade nos mais diversos segmentos da sociedade civil, empresarial e governamental. Para realizar essa revisão temática, foi definido como assunto da pesquisa e por consequência palavras chaves: empreendedorismo; desenvolvimento local; sustentabilidade. O período de pesquisa foi entre dezembro de 2014 à fevereiro de 2015. Os sites de busca foram: http://www.teses.usp.br; http://www.periodicos.capes.gov.br; http://www.scielo.br; http://scholar.google.com.br; http://ciencia.science.gov; http://www.sciencedirect.com; http://bdtd.ibict.br; http://eric.ed.gov/. Como resultado encontrado observou-se que no alcance desse modelo sustentável, não apenas novos padrões de produção e distribuição de bens e serviços e do uso dos recursos naturais devem ser almejados, mas necessita-se também repensar os padrões de consumo das próprias pessoas. Não só o esforço das organizações que desenvolvem e oferecem seus produtos e serviços sociais, mas também um posicionamento firme do poder público. Apoiar, capacitar, acompanhar e financiar a geração atual e futura dos empreendedores sociais e privados é crucial para se aumentar o estoque de Capital Social local. Pode-se concluir que a participação civil na criação e condução de projetos ou empreendimentos sociais é elemento fundamental na geração de capital social que só se concretiza na existência de capital humano ou, em última análise, com a participação de empreendedores privados e sociais. Nessa perspectiva a Educação Empreendedora pode trazer uma grande contribuição para a construção de uma sociedade economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos a ser publicado en la revista acepta los siguientes términos:
Autores conservan el derecho de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo a la vez bajo la licencia Creative Commons atribución de licencias que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
En virtud de lo dispuesto en los artículos aparecen en esta revista para el acceso del público, los artículos son de libre uso, con deberes, en aplicaciones educativas y no comerciales.