Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10067

Palavras-chave:

cultura infantil, culturas infantis, culturas da infância, sociologia da infância, educação infantil.

Resumo

Este artigo apresenta definições e entendimentos sobre os conceitos cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância, resultado da dissertação intitulada Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. A dissertação realizou uma espécie de genealogia sobre os conceitos citados, no interior do campo da Sociologia da Infância. O artigo se empenha em apresentar o percurso metodológico pelo qual a pesquisa foi realizada, assim como as análises empreendidas, das quais apresentam-se, de modo geral, o seguinte resultado: o campo da Sociologia da Infância é um campo que caminha de forma tangencial ao da Educação, em especial ao da Educação Infantil. Na tentativa de estruturar o campo da Sociologia da Infância, notou-se um movimento muito particular no Brasil, inaugurado a partir dos estudos de Florestan Fernandes e impulsionado por teóricos e pesquisadores interessados pela infância, pela formação de professores, pelas práticas pedagógicas e por outras áreas, temas e campos similares.

Biografia do Autor

Giovana Alonso Botega, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, professora da Educação Básica - Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - e integrante do grupo de estudos e pesquisas - EdIPIC/ UFSCar - Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto.

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos, líder do grupo de estudo e pesquisas InFemis/UFSCar - Infância e Feminismos.

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2023-07-19

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Artigos