Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a formação continuada de professores: perspectivas e possibilidades a partir da elaboração do pensamento conceitual
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.10139Palavras-chave:
ormação Continuada de professores, Pensamento Conceitual, Vigotski.Resumo
Neste artigo, discute-se a formação continuada de professores e a construção de conceitos a partir de uma experiência formativa, de caráter participativo, vivenciada por um grupo de professores de anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de Minas Gerais, situada na cidade de Machado, sul do estado. Objetivou-se analisar os desafios postos ao processo formativo desenvolvido pelo pesquisador com a participação dos professores, amparado nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, com foco em (re)elaborações permanentes do pensamento conceitual dos participantes. Tomando o material empírico produzido ao longo dos encontros formativos, pautados em diálogos e estudos teóricos, bem como observações das atividades docentes, apresentam-se os resultados que permitem apontar perspectivas e possibilidades de desenvolvimento do pensamento conceitual dos professores a partir de um modelo de formação pautado em princípios que: i) priorizem a apropriação do conhecimento histórico-científico acumulado; ii) tenha como ponto de partida as necessidades dos professores para criar novas necessidades e iii) considere o professor como corresponsável pelo processo formativo. Os resultados corroboram a tese vigotskiana de que o desenvolvimento do pensamento conceitual é um processo complexo e multideterminado, assim como todo o desenvolvimento humano. No entanto, a intervenção intencional implicada processo formativo, teoricamente fundamentado e mediado pelos diálogos permanentes com os professores mostrou-se potente no que diz respeito a propostas que podem reverberar em mudanças na compreensão do processo de ensino e aprendizagem e na prática profissional.
Palavras-chave: Formação Continuada de professores; Pensamento Conceitual; Vigotski.
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