Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a formação continuada de professores: perspectivas e possibilidades a partir da elaboração do pensamento conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.10139

Palavras-chave:

ormação Continuada de professores, Pensamento Conceitual, Vigotski.

Resumo

Neste artigo, discute-se a formação continuada de professores e a construção de conceitos a partir de uma experiência formativa, de caráter participativo, vivenciada por um grupo de professores de anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de Minas Gerais, situada na cidade de Machado, sul do estado. Objetivou-se analisar os desafios postos ao processo formativo desenvolvido pelo pesquisador com a participação dos professores, amparado nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, com foco em (re)elaborações permanentes do pensamento conceitual dos participantes. Tomando o material empírico produzido ao longo dos encontros formativos, pautados em diálogos e estudos teóricos, bem como observações das atividades docentes, apresentam-se os resultados que permitem apontar perspectivas e possibilidades de desenvolvimento do pensamento conceitual dos professores a partir de um modelo de formação pautado em princípios que: i) priorizem a apropriação do conhecimento histórico-científico acumulado; ii) tenha como ponto de partida as necessidades dos professores para criar novas necessidades e iii) considere o professor como corresponsável pelo processo formativo. Os resultados corroboram a tese vigotskiana de que o desenvolvimento do pensamento conceitual é um processo complexo e multideterminado, assim como todo o desenvolvimento humano. No entanto, a intervenção intencional implicada processo formativo, teoricamente fundamentado e mediado pelos diálogos permanentes com os professores mostrou-se potente no que diz respeito a propostas que podem reverberar em mudanças na compreensão do processo de ensino e aprendizagem e na prática profissional.

 

Palavras-chave: Formação Continuada de professores; Pensamento Conceitual; Vigotski.

Biografia do Autor

Fabio Brazier, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP (2020). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL/MG (2017). Em 2021 iniciou estágio Pós-Doutoral em Educação no PPGE da PUCCAMP/SP, Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, investigando a relação entre a formação continuada de professores, o trabalho docente e a Teoria Histórico-Cultural. É Licenciado em Letras (Português/Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa, Produção e Compreensão de textos pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado e pela Faculdade São Luís de Jaboticabal (2005 e 2006 respectivamente). É Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Franca (2013) e Especialista em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação e Inspeção, pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (2012), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015), Especialista em Tutoria em Educação a distância e docência no ensino superior. É Licenciado em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília Unisanta (2020), também Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Também se especializou em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Profissionalmente, atuou por 10 anos como Professor de Língua Portuguesa e Supervisor Pedagógico na Rede Estadual de Minas Gerais. Logo após ingressou como ativo permanente na Rede Federal de Ensino, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, ocupando o cargo de Pedagogo no Campus Inconfidentes. Em 2019 obtém nova aprovação em concurso público e assume o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, no Campus Machado. Atua também como Coordenador Acadêmico e professor de Ensino Superior do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado - CESEP. Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador/Supervisor Pedagógico em diferentes níveis de ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Formação de professores (inicial e continuada); Profissionalização docente; Projetos de extensão; Coordenação pedagógica; Gestão de ambientes e instituições educacionais; Processos didáticos e Psicopedagógicos de ensino e Educação Especial e Inclusiva.

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, em que são desenvolvidos trabalhos na Linha de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas". Realiza pesquisas na área de Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas, fundamentados na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural: desenvolvimento psicológico infantil, funções psicológicas superiores, atividade lúdica, alfabetização e letramento, relacionando-os com práticas pedagógicas e formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (anos iniciais). É membro da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (REDPEL), da qual participam pesquisadores do Peru, Colômbia e México. Foi Editora-chefe da Revista de Educação da PUC Campinas de 2015 a 2020. É membro do Comitê Editorial dos Cadernos Cedes desde 2014 e editora associada da Revista de Educação PUC-Campinas. É membro do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Campinas, que tem como atribuic?a?o implementar o Plano Municipal pela Primeira Infa?ncia de Campinas (PIC), desde 2020. Foi membro do Conselho Consultivo da Pro-Reitoria de Pesquisa da PUC-Campinas de 2014 a 2017.É assessora científica da FAPESP desde 2007. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), aprimoramento em Psicopedagogia pela USP/Ribeirão Preto (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Em 2015 realizou pós-doutoramento na Universidade de Barcelona, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Marti. http://orcid.org/0000-0002-6001-1292

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2024-06-27

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