Integração tecnológica na educação infantil: perspectivas e desafios da prática docente

Autores

  • Jayne Cristina Franco de Aquino UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Luís Miguel Dias Caetano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10183

Palavras-chave:

Educação Infantil, Tecnologias Digitais, Inserção Tecnológica, Prática Pedagógica.

Resumo

A inserção cada vez mais intensa das tecnologias digitais no cotidiano das crianças suscitou modificações na forma como brincam, interagem e se apropriam do conhecimento, acessando conteúdos digitais antes mesmo de dominarem o código escrito. Essa realidade impeliu ao contexto educacional novos desafios, que se assentam na integração das TDIC na Educação Infantil, sobretudo, no que corresponde à restruturação das práticas de ensino. Nessa proposição, este artigo tem como objetivo analisar a concepção dos professores de Educação Infantil da rede pública de Ensino de São Miguel/RN, referente aos contributos das TDIC para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, fundamentou-se na abordagem de natureza mista, com recurso à técnica de estudo de caso e aplicação de questionário a 45 docentes do município. Os resultados evidenciaram que, embora os professores reconheçam as vantagens educativas no uso de tecnologias digitais tanto a nível do ensino quanto da aprendizagem, sua utilização ainda acontece de forma restrita. As concepções mostram-se ainda divergentes quanto aos contributos das TDIC. Em conclusão, notou-se um grupo heterogêneo quanto às visões preestabelecidas em relação ao uso de tecnologias, e que as poucas referências à inserção tecnológica nas escolas do município apresentam-se na contramão das orientações trazidas pelos documentos reguladores da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Jayne Cristina Franco de Aquino, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestra em Ensino, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Campus Avançados de Pau dos Ferros, com área de concentração na Educação Básica, Linha de Pesquisa Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú; Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Mídias na Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui experiência profissional na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (nível fundamental), e em formação docente. Concentra pesquisas na área de Tecnologias Educativas, Formação de Professores e Educação Infantil.

Luís Miguel Dias Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas da Inovação Tecnológica, Sistemas de Informação, Tecnologia Educativa e Políticas Públicas na Educação. Autor de artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de ensino, inovação e gestão pública. Colaborou na organização das obras "Unilab e a integração cultural lusófona: tribos, povos e nacionalidades em uma universalidade" e "Pluralidade cultural brasileira: aspectos conceituais e contextuais". Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Tecnologias Educativas, Formação de Professores e Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações, Tecnologias na Pesquisa e Gestão de Pessoas. Colabora ainda em várias atividades de pesquisa, produção científica e extensão com a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade Nacional da Costa Rica, Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazan (Honduras), Universidade Tecnológica do Chile e a Universidade de Aveiro (Portugal)

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Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos