Entre o brincar e o cuidar: as crianças no projeto ciranda infantil da LEDOC/FUP (BRASÍLIA, 2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Ciranda Infantil, Crianças, Brincar, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

No curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do campus de Planaltina, da Universidade de Brasília, há um espaço reservado para acolher crianças filhas de estudantes. Este trabalho se volta para esse espaço, proposto por meio de um projeto de extensão denominado Projeto de Educação Infantil Ciranda, mas que, no plano das circulações acadêmicas e científicas, comparece como Ciranda Infantil da LEdoC ou da FUP (Faculdade UnB Planaltina). O escopo aqui é identificar, pelas práticas desenvolvidas com as crianças e para elas nesse espaço, como o cuidado e o brincar comparecem. O nome do projeto faz alusão à Ciranda Infantil do MST, que tem uma pedagogia e organicidade coletiva que é específica do Movimento. Essa relação direta com a referida Ciranda aqui foi considerada como uma referência das práticas brincantes. Para tanto, tomou-se as propostas do referido projeto de extensão, ao longo da última década, cotejadas com as entrevistas e questionários que foram realizados com a coordenação do projeto, com professores da LEdoC, com estudantes que são mães de crianças que frequentaram o espaço e com estagiárias. Pautou-se em Bardin (2011) para a análise de conteúdo. É possível indicar que as crianças estão na Ciranda Infantil da LEdoC por uma necessidade de atender às mães e pais, evitando a não permanência no curso pelo motivo de não ter com quem deixa-las. O foco está nos bebês e crianças bem pequenas, ou seja, quanto menor a idade mais chance as crianças têm de ocupar uma das dez vagas disponíveis no projeto. Estando as crianças na Ciranda Infantil da LEdoC, o brincar perpassa as atividades ali praticadas com elas, todavia há uma distinção entre a responsabilidade de realização desses momentos brincantes com a função de cuidar dos pequenos.

Biografia do Autor

Etienne Baldez Louzada, Universidade de Brasília

É professora adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação no Acadêmico e no Mestrado profissional da Universidade de Brasília. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB) e do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE-UnB). 

Marcia Denise Rodrigues Alves Saraiva, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia (2007) pela Universidade Estadual do Piauí, especialista em Docência do
Ensino Superior (2009) pela Faculdade Albert Einstein, especialista em Educação Especial Inclusiva (2014) pela
União Educacional de Brasília e especialista em Psicopedagogia (2014) pela União Educacional de Brasília. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação UnB.

Referências

ARAÚJO, S. B.; PIRES, E. D. P. B.; RIBAS, G. F.; SILVA, S. S.; MELO, M. O.; RIBEIRO, R. M. Creches universitárias seu contexto histórico. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 61357-61370, 2020.

ARENHART, D. A Educação Infantil em Movimento: as experiências da Ciranda Infantil no MST. Rev. Pró-Posições, v. 15. N. I (43) – jan./abr., 2004. p. 175-189.

ARENHART, D. Infância, educação e MST: quando as crianças ocupam a cena. Chapecó, RS: Argos, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENJAMIN, Walter, 1892-1940. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari; posfácio de Flávio Di Giorgi. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009 (2ª Edição). 176 p. (Coleção Espírito Crítico)

BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre/RS: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 19- 32.

BIHAIN, N. M. A trajetória da educação infantil no MST: de ciranda em ciranda aprendendo a cirandar. (Dissertação de Mestrado). Orientadora: Carmem Maria Craidy. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PA, 2001.

BONDIOLI, A. A criança, o adulto e o jogo. In: SOUZA, G. A criança em perspectiva: o olhar do mundo sobre o tempo infância. São Paulo: Cortez, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Diário Oficial da União - Seção 1, Página 1- 5/4/2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, R.; TAHAN FILHO, W.; SILVA, A. A ciranda infantil na visão de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 834-854, dez. 2018.

CONH, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CORSARO, W. A. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz de conta” das crianças. Educação, Sociedade e Culturas, nº17, 2002. p. 113-134.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. São Paulo: Artmed, 2011.

DALMAZ, D. S. S.; SCARMOCIN, D. A ciranda infantil do Movimento Sem-Terra no Brasil: formação política na infância. In: Anais Sifedoc – Seminário Regional e Fórum de Educação do Campo; 1 Seminário Regional de Educação do Campo, (Vol. 1), Santa Maria. Santa Maria: UFSM, 2013.

DORNELLES, L. V. Artefatos culturais: ciberinfâncias e crianças zappiens. In: DORNELLES, L. V.; BUJES, M. I. E. (Org.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 79-103.

ENTREVISTA. Acervo da Pesquisa. Entrevista realizada pelo Microsoft Teams com a Coordenadora do Projeto de Educação Infantil Ciranda. Em 20 de março de 2022.

ENTREVISTA ESTAGIÁRIA 1. Acervo da Pesquisa. Entrevista realizada pelo Microsoft Teams com a Estagiária 1 do Projeto de Educação Infantil Ciranda. Em 7 de março de 2022.

FERNANDES, B. M. A formação do MST no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 534-551, 2016.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23). 5. ed., São Paulo, Cortez, 2001.

FREITAS, F. A.; FARIA, A. L. G. de. A luta pela terra e experiência de infância em um acampamento de reforma agrária. Educação, n. 44, 2019.

GOHN, M. da G. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 5, n. 1, p. 11-40, 2000.

GTI. Grupo de Trabalho Interinstitucional. Educação infantil do campo: proposta para a expansão da política. Portaria Interministerial, n. 6, 2013.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a brincadeira. Perspectiva, Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 22, p. 105-128, 2003.

KRAMER, S. Crianças e adultos em diferentes contextos. Desafios de um percurso de pesquisa sobre infância, cultura e formação. In: SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. de. Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LOPES, J. J. M. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias. Revista de Educação Pública, v. 22, n. 49/1, p. 283-294, 2013.

MEDEIROS, M. O.; WOLFF, E. A.; OLIVEIRA, J.; SANTOS, E. M.; FRANÇA, P. H. D. de. Educação Infantil como Direito das Crianças e das Mulheres Camponesas: Um olhar a partir da Ciranda da LEdoC/UnB. In: TRINDADE, D. R. da; CARVALHO, L. L. de; MEDEIROS, M. O. de; SILVA, P. T. da. (Org.). Sujeitos do Campo em Movimento: direitos, resistências e práticas formativas. 1ªed. v. 1. Curitiba, PR: CRV, 2018.

MORUZZI, A. B.; DA SILVA, B. N. B. A educação infantil nas universidades federais frente à Resolução CNE/CEB nº 1 de 2011. Educação em Perspectiva, v. 8, n. 1, 2017. p. 139-155.

MST. Educação Infantil: Movimento da vida, Dança do Aprender. Caderno de Educação, São Paulo: MST, nº. 12, novembro 2004.

OLIVEIRA, P. S. O que é brinquedo. 3ª edição, 2010, São Paulo: Brasiliense.

PALMEN, S. H. de C. A constituição das creches nas universidades públicas estaduais paulistas e os direitos sociais da mulher e da criança pequena. Pro-Posições, v. 18, n. 3, p. 230-244, 2007.

PELOSO, F. C. Infância do e no campo: um retrato dos estudos pedagógicos nacionais. (Tese de Doutorado). Orientadora: Roseli Rodrigues de Mello. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, SP, 2015.

PEREIRA, J. L. Trajetórias, Desafios e Perspectivas das Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais: Uma Reflexão à Universidade de Brasília. (Dissertação de Mestrado). Orientadora: Maria Fernanda Farah Cavaton. Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Mestrado Profissional, Brasília, DF, 2019.

QUESTIONÁRIO MÃE 1. Acervo da Pesquisa. Questionário. Formatado no Google Forms, enviado online e respondido em 10 de março de 2022.

QUESTIONÁRIO MÃE 2. Acervo da Pesquisa. Questionário. Formatado no Google Forms, enviado online e respondido em 10 de março de 2022.

QUESTIONÁRIO MÃE 3. Acervo da Pesquisa. Questionário. Formatado no Google Forms, enviado online e respondido em 10 de março de 2022.

QUESTIONÁRIO MÃE 4. Acervo da Pesquisa. Questionário. Formatado no Google Forms, enviado online e respondido em 10 de dezembro de 2022.

QUESTIONÁRIO MÃE 5. Acervo da Pesquisa. Questionário. Formatado no Google Forms, enviado online e respondido em 11 de dezembro de 2022.

RAUPP, M. D A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas. (Dissertação de Mestrado). Orientador: João José da Silva Filho. Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2002.

REVISTA SEM TERRINHA. Viva Paulo Freire! Um Educador do Povo! Outubro de 2021. Disponível em: https://mst.org.br/especiais/jornada-nacional-viva-paulo-freire/ Acesso dez. 2022.

ROCHA, A. C. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação, nº16, Jan/Fev/Mar/Abr, 2001.

ROSEMBERG, F. Creche. São Paulo: Cortez, Fundação Carlos Chagas, 1989.

ROSSETTO, E. R. A. Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós: a educação das crianças sem-terrinha no MST. (Dissertação de Mestrado). Orientadora: Ana Lúcia Goulart de Faria. Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, 2009.

ROSSETTO, E. R. A.; SILVA, F. T. Ciranda infantil. In: CALDART, R. et al. (Orgs.), Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular, 2012. p. 127-130.

SANTOS, N. M. C. dos. Ciranda Infantil e a Formação de Educadores do Campo: a experiência da UnB Planaltina. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Brasília, Planaltina, DF, 2015.

SANTOS, C. R. dos. Desafios de acesso e permanência no ensino superior das mães na LeDoc UnB. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.

SARMENTO, S. J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v.12, n.21, p. 51-59, jul./dez., 2003.

SARMENTO, M. J. Culturas infantis e interculturalidade. In: DORNELLES, L. V. Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

TRINDADE, D. R. da. O potencial da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília para a produção de ações contra-hegemônicas: Um estudo de caso no Assentamento Itaúna em Planaltina de Goiás. 2011.

UNB. Projeto de Educação Infantil Ciranda. Emissão em 18 de maio de 2017. Proposta de Ação de Extensão nº 53986. Sistema de Extensão, Universidade de Brasília, DF, 2014.

UNB. Projeto de Extensão Ciranda Infantil LEdoC. Emissão em 5 de setembro de 2017. Proposta de Ação de Extensão nº 58457. Sistema de Extensão, Universidade de Brasília, DF, 2017.

UNB. Projeto de Extensão Educacção Ciranda Infantil. Emissão em 7 de março de 2022. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. Dados da Ação de Extensão Código PJ373-2021. Universidade de Brasília, DF, 2021.

UNB. Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo. Faculdade UnB Planaltina. Brasília, DF: 2018a.

UNB. Catálogo de Programas e Projetos de Extensão (2018-2019). Decanato de Extensão, Universidade de Brasília, DF, 2018b.

UNB. Vestibular para o ingresso no curso de graduação – Licenciatura em Educação do Campo. Edital Nº 1 – UnB/EDUCAÇÃO DO CAMPO, de 22 de junho de 2022.

VEIGA, C. G. Infância e modernidade: ações, saberes e sujeitos. In: FARIA FILHO, Luciano (org). A infância e sua educação: materialidades, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

WAJSKOP, G. Brincar na educação infantil: uma história que se repete. 9ª ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Edição

Seção

Experiências