Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico

Autores

  • Stéfane da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Viviane Borges Dias Universidade Estadual de santa Cruz
  • Naiara Silva Menezes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maxwell Siqueira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10748

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Ciências, Educação Inclusiva

Resumo

Com a  chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13  artigos.  Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza  c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e  d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica.

Biografia do Autor

Stéfane da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM / UESC.Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2021).  

Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de santa Cruz

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC); Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade - UNEB e do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências - GPeCFEC/UESC.

Naiara Silva Menezes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM / UESC.Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Maxwell Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação (ensino de Física e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012), Mestre em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2006) e Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e na pós-graduação. 

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Publicado

2023-08-07

Edição

Seção

Artigos