Educação inclusiva e o Ensino de Ciências: um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.10748Palavras-chave:
Educação, Ensino de Ciências, Educação InclusivaResumo
Com a chegada dos alunos com deficiência e/ou transtornos nas classes regulares, a escola precisa ser reestruturada para proporcionar um ensino que contemple a diversidade. Em relação ao Ensino de Ciências, é notório que essa área do saber apresenta certa complexidade, visto que seu papel não se restringe apenas a cumprir com questões curriculares, mas formar cidadãos críticos. Assim, levando em consideração a importância de ampliar as discussões envolvendo o Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e a Educação Inclusiva, esse trabalho objetiva mapear e analisar artigos publicados em revistas de Qualis A1 e A4 da área de Ensino de Ciências, que abordem o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, no período de 2010 a 2022. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico. Para a análise dos dados, foi realizada a leitura dos títulos e resumos, foram identificados 13 artigos. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) referencial teórico e metodológico; b) distribuição das pesquisas nas áreas específicas das ciências da natureza c) deficiências e /ou transtornos abordados nos trabalhos e d) distribuição das pesquisas em relação ao eixo central das discussões. Assim, a investigação apontou que a maioria dos trabalhos apresentam uma discussão geral sobre a Educação Inclusiva e o Ensino de Ciências, sem um referencial teórico base. Foi possível identificar a predominância da deficiência visual, seguida da deficiência auditiva como pautas centrais nas discussões. Em relação as principais tendências das pesquisas, elas estão implicadas com as dificuldades encontradas para efetivar um ensino democrático, como é proposto pela educação inclusiva, por isso há uma necessidade de reestruturar as instituições de ensino. Os resultados encontrados se limitam aos periódicos encontrados e ao recorte temporal adotado, contudo, possibilita refletir sobre lacunas encontradas e a necessidade de ampliação das pesquisas na área.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Revisão Bibliográfica.
Referências
ASSAI, N. D. S.; ARRIGO, V.; BROIETTI, F. C. D. Uma proposta de mapeamento em periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Universidade Estadual do Norte do Paraná, vol. 2, n. 1, p. 150-166, 2018
AINSCOW. M. Educação para todos: torná-la uma realidade. In: AINSCOW. M. et. al. caminhos para escola inclusiva. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional , 1997.
BRASIL. Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística da educação Básica, 2022. Disponível em << https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2021.pdf >> Acesso em agosto de 2022.
BRASIL. Lei nº 14.254, 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2021. Disponível em: << https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021-36337746 >> Acesso em novembro de 2022.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf . Acesso em: Agosto. 2022
BENEVIDES, M. V. M. O desafio da educação para a cidadania. In: AQUINO, J. G. (Org.) Diferenças e Precoceitos na escola: alternativas teóricas e práticas, São Paulo: Summus editorial 1998
CASTRO, S. F. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. 2011, Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: << https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2878?show=full >>. Acesso em: novembro de 2022.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências São Paulo: Cortez, 2005.
CAMARGO, E. P; ROBERTO NARDI, R. Panorama Geral das Dificuldades e Viabilidades Para a Inclusão do Aluno com Deficiência Visual em Aulas de Óptica. Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.2, p.81-106, jul. 2018 Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37494 Acesso em setembro de 2022.
CARVALHO, T. C. R.; MARQUES, C. V. V. C. O. Educação inclusiva e ensino de química em escolas públicas: uma análise em contexto real. Educação. Ciência e Cultura. Canoas, v. 27, n. 1, 2022 DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i1.7782
COSTA, V. Educação e formação: inclusão na escola pública. Revista entreideias, Salvador, v. 4, n. 1, p. 51-70, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v4i1.7007
CROCHÍK, J. L. Apontamentos sobre a educação inclusiva. In: SANTOS, G.A.; SILVA, D.J. (Orgs.). Estudos sobre ética: a construção de valores na sociedade e na educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
CROCHÍK, José. Leon. et al. Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.3, p. 565 -582, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n3/a08v37n3 .pdf. Acesso em: agosto de 2022
DIAS, V. B.; SILVA, L. M. Educação Inclusiva e Formação de Professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura? Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 406-429, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6822
DIAS, Viviane Borges. Formação de professores e educação inclusiva: uma análise à luz da Teoria Crítica da Sociedade. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade). Universidade do Estado da Bahia, Salvador, p.263, 2018
FERNANDES, M.; PORTELLA, R. O; BASSO, S. P. S. Higiene pessoal na perspectiva da educação inclusiva. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 266-277, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991048 Acesso em setembro de 2022
FLORES, A. S.; ESCOLANO, A. C. M.; DORNFELD, C. B. Recursos didáticos como complemento ao ensino de biologia para professores com deficiência visual: Um estudo de caso. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 2, 2017. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p89-103 Acesso em: setembro de 2022
FRANÇA, S.S; SIQUERA, M. Materiais desenvolvidos para o ensino de física. In: SIQUERIA, M.; MACHADO, M.(orgs). Inclusão escolar e o ensino de ciências: perspectivas em diferentes contextos e abordagens. Curitiba: Editora CRV, 2019.
FREITAS, M.C. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013
LIMA, A. M. Q. S.; FERREIRA ,J. E. V. ; SOUZA, R. F. Química orgânica para alunos com deficiência visual: uma estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição. ACTIO, Curitiba, v. 7 n. 2, p. 1-23, mai./ago. 2022.
DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n2.15387 Acesso em: novembro de 2022
LIPPE, E. O. ; ALVES, F. S. CAMARGO, E. P. Análise do processo inclusivo em uma escola estadual noMunicípio de Bauru: a voz de um aluno com deficiência visual. Revista Ensaio, v.14, n. 02 Belo Horizonte: 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172012140205 Acesso em: setembro de 2022
LÜDKE, M. A, M.E.D.A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 1986.
MACHADO, M.S.; SIQUEIRA, M. Inclusão: o que pensam os futuros professores de ciências? in: Inclusão escolar e o ensino de ciências na Bahia, perspectivas em diferentes contextos e abordagens. MACHADO, M.; SIRQUEIRA, M. (org). Curitiba: CRV, 2019
MANTOAN, M. T. E. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015
MÓL, G. S. ; MORAIS, A.; V. SILVA. W. P; CAMARGO, E. P. Panorama da Inclusão no Ensino de Ciências de acordo com publicações mais relevantes da Área. ReSBEnQ -RevistadaSociedade Brasileira de Ensino de Química, Brasília-DF, jan./dez. 2020 DOI: https://doi.org/10.56117/ReSBEnQ.2020.v1.e012004 Acesso em: setembro de 2022
MENDES, E. G., MALHEIRO, C. A. (2012). Salas de recursos multifuncionais: É possível um serviço “tamanho único” de atendimento educacional especializado? In T. G. Miranda, & T. A. Galvão Filho, O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador, BA/Brasil: EDUFBA.
MERCADO, E. L. de O., FUMES, N. de L. F. (2021). A visão dos professores do Atendimento Educacional Especializado acerca do trabalho desenvolvido e formação ofertada. Educação Por Escrito, 12(1), e41895. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.41895 Acesso em: setembro de 2022
MOURA, A. C. A.; LIMA, V. A.; TEXEIRA, J. V. O olhar e prática do professor do ensino médio sobre a dislexia: elaboração de um produto virtual. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 1-17, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n3.1499
JACINTO, S. G.; LUCENA, E. M. P.; ALVES. D. R.; MORAIS, S. M. O ensino de Ciências Naturais na educação básica por meio de atividades lúdicas: Uma revisão da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n.6, e16110614643, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.146432 Acesso em: setembro de 2022.
OLIVEIRA, J. F; FERRAZ, D. P. A. Ensino de Ciências ao Aluno Surdo: Um Estudo de Caso sobre a Sala Regular, o Atendimento Educacional Especializado e o Intérprete Educacional Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u255277
PEREIRA, L. L. S.; CURADO, T. C.; BENITE, A. M. C. A Elaboração Conceitual de Química em uma Perspectiva Bilíngue: Um Estudo a Partir da Educação de Surdos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, V. 22, 2021. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u143168 Acesso em: setembro de 2022
PIMENTEL. S.C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, T.G; FILHO. T. G. A. (Orgs). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
PIMENTEL. S.C. Acessibilidade curricular na UFRB: repercussões para o ensino de ciências. In: MACHADO, M.; SIRQUEIRA, M. (org). Inclusão escolar e o ensino de ciências na Bahia, perspectivas em diferentes contextos e abordagens. São Paulo: CRV, 2019
POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. Porto Alegre: Artmed, 2009
RODRIGUES, D. “Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva” in: (2006) David Rodrigues (org.) “Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva”, S. Paulo. Summus Editorial 2006.
RODRIGUES, D. Os desafios da Equidade e da Inclusão na formação de Professores. Lisboa, Portugal: Revista nacional e internacional de educación inclusiva. v.7 n.2 junho de 2014.
RODRIGUES, R. P.; ADAMS, F. W.; SANTOS, J. S. B.; EUGÊNIO, J. L. G. A relação entre professores de química e intérprete de libras no curso profissionalizante de uma escola do município de Itumbiara- GO. Revista Práxis, v. 12, n. 23, junho, 2020 DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n23.3011
SCHINATO, L. C. S.; STRIEDER, D. M. Educação inclusiva no campo da pesquisa no ensino de ciências: artigos publicados no evento ENPEC. Hipátia 169v. 5, n. 1, p. 168-185, jun. 2020, Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1446
SCHUINDT, C. C.; C. F.MATOS; C. S. SILVA; Estudo de caso sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos surdos na disciplina de Química. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 282-303, jan./jul. 2017. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1446
SILVA, L. M.; SANTOS, J. B.; DOURADO, J. Preconceito aos incluídos na educação Inclusiva: um estudo em quatro escolas de Salvador. In: (Orgs.): SILVA, L. M.; SANTOS, J. B. Estudos sobre preconceito e inclusão educacional. Salvador: Edufba, 2014
SILVA L. V. ; BEGO, A, M. Levantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil Rev. bras. educ. espec. 24 (3) 2018 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000300003
SILVA, T. S.; SOUZA, M. F. L. Tecnologias assistivas no ensino de ciências a discentes com deficiência visual: a perspectiva de suas professoras. Investigações em Ensino de Ciências, 2021 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p24
STELLA, L.R; MASSABNI,V.G. Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciências e Educação Bauru, v. 25, n. 2, p. 353-374, 2019 DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020006
SOARES, M. A. L. S.; CARVALHO, M.F. O professor e o aluno com deficiência. São Paulo: Cortez, 2012
UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais Brasília, 1994. Disponível em: << https://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/Salamanca.pdf >>. Acesso em: novembro de 2022.
VAZ, J. M. C. ; PAULINO, A. L.S.; BAZON, F. V. M.; KIILL, K. B.; ORLANDO T. C; REIS M. X.; MELLO, C. Material Didático para Ensino de Biologia: Possibilidades de Inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n.3, 2012 Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4243
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.