Tecnologias sociais aplicadas à educação: contribuições de uma analise conjuntural e local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.10928

Palavras-chave:

Tecnologias Sociais, Educação, Desenvolvimento interpessoal, Competências Socioemocionais.

Resumo

As Tecnologias Sociais (TS) fundam-se em conhecimento popular, criatividade e na disponibilidade de recursos da localidade qual emerge. As TS possuem objetivos explícitos de melhoria da qualidade de vida, inclusão social e empoderamento das parcelas menos favorecidas da população. Esta pesquisa discute os efeitos das TS no comportamento humano, daqueles que com elas interagem. Frente ao exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição das TS na educação especificamente, verificar as TS implantadas por uma instituição em estudantes de uma cidade no interior do Estado de Sergipe. Para tanto recorre a uma abordagem qualitativa com caráter exploratório mediante o emprego de uma revisão documental e bibliográfica. Os principais resultados reforçam a relevância da TS como expressão de dissolução alternativa ao que vem sendo entregado a sociedade pelos formatos hegemonicamente consolidados.

Biografia do Autor

Alexandre Pedro Moreira, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2018). Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe-PPGE/UFS (2022) Atuou como pesquisador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional (LEADER/UFS) e Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada (LAPEA/UFCG). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Industrial e Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Regional, Matemática e Administração Financeira e Avaliação de Projetos Sociais. (Texto informado pelo autor)

Luiz Carlos de Santana Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

uiz Carlos de Santana Ribeiro é Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais - CEDEPLAR/UFMG (2015), com Doutorado-sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign, mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER), professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (DEE/UFS), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFS), Coordenador do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq . Foi Diretor-Financeiro da ABER (2019-2021), Coordenador do Comitê de Área Ciências Sociais Aplicadas (2019-2021) e Membro Assessor da Câmara de Assessoramento da FAPITEC/SE (2018-2020). Tem experiência em Economia, com ênfase em Economia Regional e Modelos Matemáticos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Insumo-Produto, Equilíbrio Geral Computável, Análises Setoriais, Desenvolvimento Regional, Economia do Meio-ambiente e Economia do Turismo. Parecerista da Economic Systems Research, Regional Studies, Regional Science Policy and Practice, Spatial Economic Analysis, Current Issues in Tourism, Climate Policy, Nova Economia, Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Revista Econômica do Nordeste, entre outras. É membro da ABER, Regional Science Association International (RSAI) e International Input-Output Association (IIOA). (Texto informado pelo autor)

Samia Mercado Alvarenga, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Sergipe (NUPEC/UFS). Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2024-08-30

Edição

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Artigos