CRIANÇAS, JOGOS DIGITAIS E SUBJETIVAÇÃO INFANTIL:

MAPEAMENTO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS NO BRASIL

Autores

  • SILVANA DE MEDEIROS DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • MARIANGELA MOMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.38572

Resumo

Este estudo, de natureza bibliográfica, objetivou investigar as pesquisas primárias desenvolvidas no âmbito nacional que abordaram a relação entre crianças, jogos digitais e subjetivação infantil. A metodologia foi o mapeamento sistemático da literatura fundamentado em Dermeval, Coelho e Bittencourt (2022). A pesquisa foi realizada nos bancos de dados da BDTD, da CAPES, da SCIELO e da ANPEd utilizando dois descritores — 1) crianças AND jogos digitais AND subjetivação e 2) crianças AND jogos digitais —. O recorte temporal foi de 2017 a 2022. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão aos títulos e aos resumos dos trabalhos localizados nos bancos, foram selecionados 38 trabalhos para compor o corpus da pesquisa. As análises apontaram que as pesquisas estão direcionadas para os jogos educacionais em detrimento de jogos de entretenimento tratando de: 1) Produção e teste de jogos com crianças; 2) Uso de jogos para desenvolvimento de habilidades cognitivas na área da educação; 3) Uso de jogos relacionados a área da saúde e 4) Uso de jogos e a vinculação com alguns aspectos da identidade das crianças. Além disso, a subjetivação infantil em jogos não apareceu de forma direta em nenhuma pesquisa, demonstrando que este é um tema pouco, ou ainda inexplorado, nos estudos científicos brasileiros. 

Biografia do Autor

SILVANA DE MEDEIROS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutoranda e Mestra em Educação, especialista em Educação Infantil e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Cultura, Educação e Práticas Pedagógicas. Professora na rede municipal de Natal RN e na rede estadual do Rio Grande do Norte.

MARIANGELA MOMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em educação na Universidade de Brasília. Especialista em Educação Infantil e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Experiências nas áreas da Educação Básica e Ensino Superior. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas pesquisas concentram-se nos Estudos Culturais em Educação, contemplando temas como Educação Infantil, infâncias, crianças, identidades, linguagens, culturas locais, mídias, tecnologias e consumo na contemporaneidade

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Publicado

2024-04-01

Edição

Seção

Artigos