A experiência da criança em foco:

uma análise das conversas de famílias em visita ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.36623

Resumo

Neste estudo, temos como objetivo entender as experiências das crianças em visita familiar ao zoológico, por meio das conversas e interações. Os participantes incluíram sete famílias com crianças entre 4 e 11 anos. A visita foi gravada na perspectiva da criança, por meio de uma câmera do tipo GoPro durante o percurso. Os registros audiovisuais foram codificados seguindo um protocolo que identifica os tipos de conversas e interações e, posteriormente, por uma análise realizada por meio da codificação axial em que emergiram os seguintes constructos: (1) Interesse, (2) Interação social e exploração do ambiente, (3) Construção de significado e (4) Emoções. Os resultados evidenciam que as crianças foram protagonistas dentro de seu grupo familiar, demonstrando autonomia no espaço e interesse pelos animais, com diálogos que indicam a construção de sentido e respostas emocionais – aspectos importantes para as experiências de aprendizagem.

Biografia do Autor

Graziele Scalfi, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Graziele Scalfi é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Seus interesses de pesquisa são comunicação científica, educação não formal e experiências de aprendizagem, com ênfase particular em crianças e famílias.

Luisa Massarani , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Luisa Massarani é coordenadora de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; museus de ciência e espaços projetados para ciência; ciência, mídia e redes sociais; percepção pública de ciência e tecnologia. 

Bruna Ibanes Aguiar, Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia

Bruna Ibanes é  doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA/ESALQ) em Ecologia Aplicada. Atua como professora no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) e pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT - CPCT) onde realiza atividades de pesquisa em Divulgação Científica buscando compreender a comunicação científica e a popularização da ciência nos espaços sociais de aprendizagem. Tem experiência na área da genética da conservação de espécies vegetais, conservação da biodiversidade e botânica com foco interdisciplinar.

Antero Vinicius Portela Firmino Pinto, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)

Antero Vinícius Portela Firmino Pinto é formado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Atua como pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).  Tem interesse na área de educação em museus, estudos de público e ensino aprendizagem. 

Downloads

Publicado

2024-04-01

Edição

Seção

Artigos