The child's experience in focus: an analysis of the conversations of families visiting the Quinzinho de Barros Municipal Zoo

uma análise das conversas de famílias em visita ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.36623

Abstract

In this study, we aim to understand the experiences of children on a family visit to the zoo, through conversations and interactions. Participants included seven families with children between the ages of 4 and 11. The visit was recorded from the child's perspective, using a GoPro camera during the journey. The audiovisual records were coded following a protocol that identifies the types of conversations and interactions and, subsequently, through an analysis performed through axial coding in which the following constructs emerged: (1) Interest, (2) Social interaction and exploration of the environment, (3) Meaning Construction and (4) Emotions. The results show that children were protagonists within their family group, demonstrating autonomy in space and interest in animals, with dialogues that indicate the construction of meaning and emotional responses – important aspects for learning experiences.

Author Biographies

Graziele Scalfi, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Graziele Scalfi é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Seus interesses de pesquisa são comunicação científica, educação não formal e experiências de aprendizagem, com ênfase particular em crianças e famílias.

Luisa Massarani , Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Casa Oswaldo Cruz, Fiocruz.

Luisa Massarani é coordenadora de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; museus de ciência e espaços projetados para ciência; ciência, mídia e redes sociais; percepção pública de ciência e tecnologia. 

Bruna Ibanes Aguiar, Instituto Nacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia

Bruna Ibanes é  doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA/ESALQ) em Ecologia Aplicada. Atua como professora no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) e pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT - CPCT) onde realiza atividades de pesquisa em Divulgação Científica buscando compreender a comunicação científica e a popularização da ciência nos espaços sociais de aprendizagem. Tem experiência na área da genética da conservação de espécies vegetais, conservação da biodiversidade e botânica com foco interdisciplinar.

Antero Vinicius Portela Firmino Pinto, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT)

Antero Vinícius Portela Firmino Pinto é formado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Atua como pesquisador no Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).  Tem interesse na área de educação em museus, estudos de público e ensino aprendizagem. 

Published

2024-04-01

Issue

Section

Articles