A A Educação para Relações Étnico-Raciais na Educação Profissional e Tecnológica:
Um Estudo de Caso no IFSul
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i3.38582Resumo
Este artigo constitui uma seção destacada do projeto de pesquisa do programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT/IFSul, e centraliza sua análise nos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs). O objetivo deste estudo é fornecer uma análise fundamentada sobre a implementação das Leis n.º 10.639/03 e n.º 11.645/08 na promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais no âmbito institucional do IFSul, com base nas perspectivas e relatos dos coordenadores dos referidos NEABIs. Utilizando uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, este trabalho descreve as ações desenvolvidas pelos NEABIs para a efetivação das legislações mencionadas, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses núcleos. O estudo demonstra a importância das ações dos NEABIs para que leis de temática racial sejam aplicadas no IFSul, contribuindo para formação pretendida pela instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.