Fotografia e infância: o universo simbólico das “lembrancinhas” de crianças e suas representações
DOI:
https://doi.org/10.18316/1120Palavras-chave:
Fotografia, Infância, Representações, Discursos narrativosResumo
O recurso fotográfico, surgido no século XIX, promoveu uma das mais significativas reconstruções simbólicas do mundo. Isso se deve ao fato de que pela primeira vez o homem conseguia atingir a “perfeição” de sua representação. Isto influenciaria o modo como o homem visualizaria a si e a sociedade circundante. A fotografia, hoje algo trivial para a sociedade contemporânea extremamente vinculada às frequentes inovações tecnológicas, possui muitas propriedades pouco exploradas. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os discursos narrativos em fotografias e suas representações sobre a infância. O costume da lembrança fotográfica aos parentes, em especial para os padrinhos de crianças, permanece como uma prática corrente, ainda que de diferentes formas. Atualmente, as “lembrancinhas” fotográficas vão sendo substituídas por outros recursos tecnológicos, entre eles, talvez o mais popular, os e-mails. Se este fator promoveu, por um lado, a maior circulação de imagens no mundo por outro também a banalizou como mero artífice ilustrativo do texto escrito. A linguagem imagética carrega uma série de significados, traduzindo tempos e sentidos, oferecendo outras possibilidades de interpretação para além do texto escrito.Downloads
Publicado
2013-07-02
Edição
Seção
Experiências
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.