DESENHO METODOLÓGICO, PRODUTOS E RESULTADOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11278Resumo
Este texto apresenta o desenho metodológico de uma pesquisa de natureza teórica e de tipo bibliográfico, com o objetivo de compreender o conceito e os elementos centrais da inovação em educação, a partir da análise de proposições teóricas contidas em publicações nacionais e internacionais. Metodologicamente, as fontes foram localizadas a partir do uso de descritores pré-definidos para a busca no sistema Pesquisa Integrada, que indexa as publicações disponíveis nos acervos digitais de periódicos científicos, bases de dados, diretórios e bibliotecas virtuais, no site da Biblioteca Central da [XXX], as quais foram organizadas em um painel dinâmico interativo (dashboard), utilizando os recursos do aplicativo Data Studio. Posteriormente, adotaram-se as técnicas de leitura e de fichamentos próprios da pesquisa bibliográfica, segundo Salvador (1981), Marconi e Lakatos (2003) e Denzin e Lincoln (2006). Para a seleção e a análise dos dados, utilizaram-se as quatro etapas de leitura propostas por Salvador (1981): exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados reuniram 17 fontes, publicadas no Brasil e em outros países, no período de 1970 a 2021. Destas, foram selecionadas as 11 fontes com maior número de citação no Google Acadêmico e fontes do tipo pesquisas científicas recentes, para compor a amostra final do estudo. Foram identificadas, nas fontes selecionadas, 12 definições para a inovação em educação, resultando na produção de uma linha do tempo, um esquema de palavras, um infográfico, um mapa mental e uma síntese do conceito de inovação em educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.