DESENHO METODOLÓGICO, PRODUTOS E RESULTADOS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11278

Resumo

Este texto apresenta o desenho metodológico de uma pesquisa de natureza teórica e de tipo bibliográfico, com o objetivo de compreender o conceito e os elementos centrais da inovação em educação, a partir da análise de proposições teóricas contidas em publicações nacionais e internacionais. Metodologicamente, as fontes foram localizadas a partir do uso de descritores pré-definidos para a busca no sistema Pesquisa Integrada, que indexa as publicações disponíveis nos acervos digitais de periódicos científicos, bases de dados, diretórios e bibliotecas virtuais, no site da Biblioteca Central da [XXX], as quais foram organizadas em um painel dinâmico interativo (dashboard), utilizando os recursos do aplicativo Data Studio. Posteriormente, adotaram-se as técnicas de leitura e de fichamentos próprios da pesquisa bibliográfica, segundo Salvador (1981), Marconi e Lakatos (2003) e Denzin e Lincoln (2006). Para a seleção e a análise dos dados, utilizaram-se as quatro etapas de leitura propostas por Salvador (1981): exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados reuniram 17 fontes, publicadas no Brasil e em outros países, no período de 1970 a 2021. Destas, foram selecionadas as 11 fontes com maior número de citação no Google Acadêmico e fontes do tipo pesquisas científicas recentes, para compor a amostra final do estudo. Foram identificadas, nas fontes selecionadas, 12 definições para a inovação em educação, resultando na produção de uma linha do tempo, um esquema de palavras, um infográfico, um mapa mental e uma síntese do conceito de inovação em educação.

Biografia do Autor

Lebiam Tamar Gomes Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora e Assessora Pedagógica do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Possui experiência como docente e gestora em Educação Básica, Ensino Superior e Educação a Distância. Pesquisadora do grupo GEINCOS/UFPB. Integrante do Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - LEPPI/CE. Avaliadora ad hoc de publicações em periódicos científicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre tecnologias aplicadas à educação, inovação em educação, metodologias e práticas educativas inovadoras.

Fábio do Nascimento Fonseca, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (1989), Mestrado (1996) e Doutorado (2008) em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Atualmente é Professor Associado I, no Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, exercendo, ainda a função de Coordenador de Currículos e Programas na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nas áreas de formação inicial e continuada de professores, currículo e trabalho pedagógico, organização do trabalho pedagógico, planejamento educacional, gestão e supervisão escolar.

Maria José Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Orientação e Supervisão Educacional. Mestranda em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPgITE/UFRN. Tem experiência docente na educação básica (ensino infantil e ensino fundamental l) e na educação superior (ensino á Distância- UFPB VIRTUAL). Atua na Primeira Gerência de Ensino - 1ª GRE, desempenhando atividades de orientação a Gestão escolar e de inspeção e monitoramento nas escolas da rede estadual de ensino pertencentes a 1ª GRE. Participa do grupo de pesquisa GEINCOS/UFPB. É colaboradora de um grupo de pesquisa - Estudo Sistemático do Conceito de Inovação em Educação e de Práticas Educativas Inovadoras da UFPB. Área de estudo - Práticas educativas inovadoras e tecnologias digitais.

Afonso Barbosa de Lima Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Ensino (RENOEN/UFRPE). Pedagogo e Mestre em Educação (PPGE/UFPB). Participou de Programas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Integra o Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química (LEUTEQ/UFRPE/CNPq) e o Grupo de Estudos Formando Competências, Construindo Saberes e Formando Cientistas (GEINCOS/UFPB/CNPq). Nutre interesse pelos seguintes campos de investigação: Educação Personalizada, Educação mediada por Tecnologia Digital e Ensino de Geometria nos Anos Iniciais de Escolarização.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos