A colonização do mundo da vida amazônico
visibilidades de um mundo administrado pelas lentes de Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11316Resumo
Neste ensaio teórico, de reflexão crítica, temos por base a Teoria da Ação Comunicativa habermasiana, objetivando relacionar os problemas socioambientais amazônicos ao processo de colonização sistêmica como reflexo de um mundo administrado. Na Amazônia, a interferência sistêmica, que constitui a colonização, é evidenciada no desacoplamento entre mundo da vida e sistema pela atividade dos imperativos sistêmicos: dinheiro e poder. Essas interferências, viabilizadas pela racionalidade instrumental, causam prejuízos à cultura local, afetando a interação entre sociedade e natureza. De modo a refletir sobre outra via possível na promoção da emancipação, Habermas nos apresenta a racionalidade comunicativa como capaz de enfrentar a absolutização da racionalidade instrumental. Em termos educacionais, podemos lançar mão da educação ambiental crítica para problematizar o modelo hegemônico de desenvolvimento societário e favorecer a reconstrução dos saberes ambientais no alcance comunicativo, fundamental à formação crítica de sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.