Usando o Scratch no Ensino de Matemática
uma experiência pedagógica com discentes do curso de licenciatura em matemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11465Resumo
Este texto apresenta o relato de uma experiência de aplicação de atividades relacionadas ao Pensamento Computacional e Programação Criativa utilizando o Scratch em duas turmas do terceiro semestre de um curso de Licenciatura em Matemática. São descritas as atividades realizadas, os pontos levantados e discutidos entre os estudantes, assim como os ganhos e dificuldades apontados por eles. Seu objetivo principal foi responder à pergunta: quais os ganhos e dificuldades encontrados na utilização do Scratch com discentes do curso de licenciatura em Matemática? Para a coleta de dados, além das transcrições das gravações dos encontros, foram aplicados formulários antes e após a realização das atividades. A análise desses dados permitiu observar a importância de uma formação sólida e contínua em recursos tecnológicos para os futuros docentes no contexto educacional moderno. Concluímos destacando que a formação para o uso do Scratch no ensino de matemática pode não apenas ampliar a gama de recursos pedagógicos disponíveis, mas promover também um ambiente de aprendizado mais dinâmico e engajador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.