Usando o Scratch no Ensino de Matemática

uma experiência pedagógica com discentes do curso de licenciatura em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11465

Resumo

Este texto apresenta o relato de uma experiência de aplicação de atividades relacionadas ao Pensamento Computacional e Programação Criativa utilizando o Scratch em duas turmas do terceiro semestre de um curso de Licenciatura em Matemática. São descritas as atividades realizadas, os pontos levantados e discutidos entre os estudantes, assim como os ganhos e dificuldades apontados por eles. Seu objetivo principal foi responder à pergunta: quais os ganhos e dificuldades encontrados na utilização do Scratch com discentes do curso de licenciatura em Matemática? Para a coleta de dados, além das transcrições das gravações dos encontros, foram aplicados formulários antes e após a realização das atividades. A análise desses dados permitiu observar a importância de uma formação sólida e contínua em recursos tecnológicos para os futuros docentes no contexto educacional moderno. Concluímos destacando que a formação para o uso do Scratch no ensino de matemática pode não apenas ampliar a gama de recursos pedagógicos disponíveis, mas promover também um ambiente de aprendizado mais dinâmico e engajador.

Biografia do Autor

Felipe Queiroz da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Licenciado em Matemática e Pedagogia, especialista em Jogos e Gamificação na Educação (UFSCar). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Vitória da Conquista). Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM/UESB).

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática, Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM, Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor" e Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Licenciado em Matemática e Pedagogia, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro e na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação MatemáticaGEEM, Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) nos cursos de Matemática e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn).

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos