Contribuições da Pedagogia Freireana na formação acadêmica de enfermeiros e transformação das práticas de cuidado.

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DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11466

Resumo

A Pedagogia Freireana propõe novas formas de pensar e fazer o ensino. Trazendo uma ruptura à transmissão de informações para o protagonismo do aluno e entendimento do processo de ensino-aprendizado como mútuo, fruto da interação com omundo e com os outros, coloca como cerne de suas ideias a práxis, ou seja, a ação e reflexão. À medida que ressignifica o educar, ressalta a importância do diálogo, respeitoso e horizontal. Retoma a valorização das experiências, do contexto social, da problematização da realidade. Firma-se no potencial humano para transformar, na luta por uma sociedade mais justa e emancipada. Se as metodologias de ensino determinam em grande parte as visões de mundo e comportamentos diante este, entende-se que a transformação das práticas em saúde necessita primeiro da transformação no processo de ensinar a cuidar. Para uma assistência integral, equânime e inclusiva é necessário que este cuidado se manifeste no ensino, constituindo sujeitos críticos reflexivos, comprometidos com a cidadania e ansiosos por uma atenção à saúde integral e humanizada.

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Publicado

2024-12-20

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Artigos