Contribuições da Pedagogia Freireana na formação acadêmica de enfermeiros e transformação das práticas de cuidado.
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11466Resumo
A Pedagogia Freireana propõe novas formas de pensar e fazer o ensino. Trazendo uma ruptura à transmissão de informações para o protagonismo do aluno e entendimento do processo de ensino-aprendizado como mútuo, fruto da interação com omundo e com os outros, coloca como cerne de suas ideias a práxis, ou seja, a ação e reflexão. À medida que ressignifica o educar, ressalta a importância do diálogo, respeitoso e horizontal. Retoma a valorização das experiências, do contexto social, da problematização da realidade. Firma-se no potencial humano para transformar, na luta por uma sociedade mais justa e emancipada. Se as metodologias de ensino determinam em grande parte as visões de mundo e comportamentos diante este, entende-se que a transformação das práticas em saúde necessita primeiro da transformação no processo de ensinar a cuidar. Para uma assistência integral, equânime e inclusiva é necessário que este cuidado se manifeste no ensino, constituindo sujeitos críticos reflexivos, comprometidos com a cidadania e ansiosos por uma atenção à saúde integral e humanizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.