Impacto da Ferramenta “Fazendo as Contas” na Capacitação do Projeto São José III - 2ª Fase

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11486

Resumo

O Projeto São José desempenha um importante papel no empoderamento das mulheres em áreas rurais do estado do Ceará, especialmente por meio da ferramenta "Fazendo as Contas," inovadora na promoção da gestão eficiente e comercialização de produtos. A pesquisa buscou avaliar a eficácia da formação no uso da referida ferramenta pedagógica e metodológica no contexto do Projeto São José III - 2ª fase, por meio de um estudo de caso com as agricultoras da Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Paracuru (Coopuafam), utilizando um questionário elaborado pela Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (Geplama) e a Assessoria de Gestão Social (Ageso). Os resultados indicaram alta satisfação das participantes com o curso sobre o "Fazendo as Contas," evidenciando a eficiência da abordagem pedagógica ao tornar o conteúdo acessível. A ferramenta foi considerada fácil de aprender e utilizar, contribuindo para o eficaz processo de construção do conhecimento. As participantes expressaram interesse em futuras etapas de formação. A pesquisa ressaltou a importância da coleta ágil de informações para identificar e superar obstáculos nas próximas etapas dos cursos, além de destacar a necessidade de conscientização sobre a importância de responder a questionários avaliativos. As recomendações visam à melhoria constante do projeto, contribuindo para o desenvolvimento econômico nas comunidades rurais do Ceará.

Biografia do Autor

Erika Costa Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Moacir de Souza Junior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural Universidade Federal do Ceará (UFC)

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos