Impacto da Ferramenta “Fazendo as Contas” na Capacitação do Projeto São José III - 2ª Fase
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11486Resumo
O Projeto São José desempenha um importante papel no empoderamento das mulheres em áreas rurais do estado do Ceará, especialmente por meio da ferramenta "Fazendo as Contas," inovadora na promoção da gestão eficiente e comercialização de produtos. A pesquisa buscou avaliar a eficácia da formação no uso da referida ferramenta pedagógica e metodológica no contexto do Projeto São José III - 2ª fase, por meio de um estudo de caso com as agricultoras da Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Paracuru (Coopuafam), utilizando um questionário elaborado pela Gerência de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (Geplama) e a Assessoria de Gestão Social (Ageso). Os resultados indicaram alta satisfação das participantes com o curso sobre o "Fazendo as Contas," evidenciando a eficiência da abordagem pedagógica ao tornar o conteúdo acessível. A ferramenta foi considerada fácil de aprender e utilizar, contribuindo para o eficaz processo de construção do conhecimento. As participantes expressaram interesse em futuras etapas de formação. A pesquisa ressaltou a importância da coleta ágil de informações para identificar e superar obstáculos nas próximas etapas dos cursos, além de destacar a necessidade de conscientização sobre a importância de responder a questionários avaliativos. As recomendações visam à melhoria constante do projeto, contribuindo para o desenvolvimento econômico nas comunidades rurais do Ceará.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.