Uma análise sobre a constituição do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém-Pará)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11497

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e refletir os primeiros anos do percurso institucional do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi, visto que, apesar de ser responsável por realizar as atividades educativas do Museu ao público e ser relativamente antigo, ainda tem seu percurso institucional desconhecido. Por meio da metodologia qualitativa, realizamos a análise documental nos relatórios das ações educativas e outros documentos, e a entrevista semiestruturada e estruturada para alguns dos membros da equipe educativa. Constatamos que as mudanças institucionais dos primeiros anos, bem como o apoio das instituições de caráter nacional e regional, foram determinantes para o surgimento e a consolidação da Divisão de Museologia e Divisão de Educação e Extensão Cultural. Além de compreendermos que as ações educativas desenvolvidas no período estudado se constituíram em função dos projetos pessoais dos educadores em sintonia com as necessidades institucionais de abranger novos públicos, e/ou amenizar os conflitos criados pela própria instituição. 

Biografia do Autor

Iván, Museu Paraense Emílio Goeldi

Licenciado em Biologia pela Universidad de la Habana (2001, Cuba). Mestre em Biotecnología Vegetal pelo Instituto de Biotecnología de las Plantas (2008, Cuba). Doutor em Educação (2019, Brasil) e Pós-doutor em Educação (2021, Brasil) pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência em educação e pesquisa na área de Ciências Ambientais com ênfase em Educação Ambiental, e em Museologia e Educação Museal com ênfase em museus de ciências.

Ana Claudia , Museu Paraense Emílio Goeldi

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em ciências sócio ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico/UFPA (2018). Participou de Programa de Doutorado Sanduíche financiado pela CAPES, no Programa de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro (2017) .Técnico - coordenação de museologia - Museu Paraense Emílio Goeldi/ MCTIC.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos