Uma análise sobre a constituição do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém-Pará)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11497Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e refletir os primeiros anos do percurso institucional do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi, visto que, apesar de ser responsável por realizar as atividades educativas do Museu ao público e ser relativamente antigo, ainda tem seu percurso institucional desconhecido. Por meio da metodologia qualitativa, realizamos a análise documental nos relatórios das ações educativas e outros documentos, e a entrevista semiestruturada e estruturada para alguns dos membros da equipe educativa. Constatamos que as mudanças institucionais dos primeiros anos, bem como o apoio das instituições de caráter nacional e regional, foram determinantes para o surgimento e a consolidação da Divisão de Museologia e Divisão de Educação e Extensão Cultural. Além de compreendermos que as ações educativas desenvolvidas no período estudado se constituíram em função dos projetos pessoais dos educadores em sintonia com as necessidades institucionais de abranger novos públicos, e/ou amenizar os conflitos criados pela própria instituição.
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